Destaques Destaques

Voltar

Giro Nordeste recebe para entrevista a atriz Zezé Mota

Programa será exibido amanhã (18), às 18h, na TVU

A atriz, cantora e militante Zezé Mota é a convidada do programa Giro Nordeste, que vai ao ar amanhã (18), às 18h, na TVU (canal 11.1). No jornalístico semanal, ancorado por Juraci Santana, da TVE da Bahia, com participação de emissoras públicas de rádio e televisão de toda a região, a atriz faz um relato sobre a militância no movimento negro brasileiro e comenta os efeitos deste 2020 na sociedade, em todas as áreas, da cultura à saúde pública.

Recentemente, Zezé Motta esteve entre as personalidades que o presidente da Fundação Cultural Palmares, Sérgio Camargo, decidiu retirar, por meio de portaria, da lista oficial de negros homenageados pela instituição, por terem marcado a história do Brasil. Protestos surgiram em todo o país, alguns deles estampados com o rosto da atriz. Referência quando o assunto é a expansão da cidadania social da população afro-brasileira, Zezé é também presidente de honra do Cidan (Centro de Informação e Documentação do Artista Negro) e já ocupou o cargo de superintendente da Igualdade Racial do governo do Rio de Janeiro.

Desde a estreia, em maio passado, o Giro Nordeste vem entrevistando gestores estaduais e especialistas de reconhecimento nacional, de todos os setores, com a proposta de debater tanto o enfrentamento à pandemia quanto as consequências da crise na saúde pública Brasil afora. Na bancada de entrevistadores desta semana, Isa Maria, da TV PE, representa o Estado. Além da Bahia, a produção tem exibição em Sergipe, no Ceará, Alagoas, Maranhão, Paraíba, Piauí, Pernambuco (TVU e TV PE) e Rio Grande do Norte, formando um pool de emissoras públicas comprometidas em estimular a capacidade de reflexão dos indivíduos e grupos sociais. O programa também chega ao Espírito Santo, pela TV Educativa, e a São Paulo, pela TVT. Outra possibilidade de conferir a atração é pelo canal da TVE Bahia no YouTube.

Data da última modificação: 17/12/2020, 14:19