Destaques Destaques

Voltar

Giro Nordeste conversa hoje (8) sobre aborto com a teóloga e filósofa Ivone Gebara na TVU

Programa é exibido às 20h30, no canal 11.1

O programa Giro Nordeste de hoje (8), na TVU, canal 11.1, às 20h30, traz a teóloga e filósofa ecofeminista Ivone Gebara para debater sobre o aborto. O tema veio à tona mês passado com a exposição na grande mídia brasileira de dois casos específicos: a adolescente de 11 anos, em Santa Catarina, que foi induzida a levar adiante a gravidez pela juíza que a atendia; e a publicação da carta aberta da atriz Klara Castanho, que se sentiu coagida a se explicar sobre a entrega para adoção de bebê após uma gravidez decorrente de estupro e descoberta tardiamente.

Considerada uma das fundadoras da teologia feminista na América Latina e com mais de 30 livros publicados, Ivone foi uma religiosa atuante no movimento Teologia da Libertação junto a dom Hélder entre as décadas de 1970 e 1980. Na entrevista, Ivone Gebara fala sobre os dois episódios citados, além de analisar o machismo que pautou a divulgação das histórias pela mídia. A filósofa ainda aborda sobre a relação da política com a religião e a carência de mulheres em posição de liderança nas principais religiões monoteístas.

Segundo a teóloga Ivone Gebara, “religião e política sempre estiveram juntas”. No entanto, a filósofa reforça que “estamos atualmente num momento em que não se trata de uma relação de fieis e de partidários políticos, mas se trata de uma intromissão da religião na política e uma intromissão da política na religião. Essa intromissão tem que ser refletida porque nós estamos polarizando e quando a gente polariza questões políticas e as torna religiosas, a gente tá perdendo o sentido da política e perdendo o sentido da religião. E quando a gente extrapola o sentido e a missão da religião, de ajudar a viver, e introduz a religião para justificar políticas isso sempre dá confusão”.

O Giro Nordeste vai ao ar às sextas-feiras e começa às 20h30 na TVU (canal 11.1). Produzido pela TVE Bahia, o programa, ancorado pelo jornalista Juraci Santana, tem a colaboração remota de jornalistas de emissoras públicas de rádio e televisão do Nordeste.

Data da última modificação: 08/07/2022, 16:19