Destaques Destaques

Voltar

Despatologização é pauta do Zona Multicor

Debate sobre o que é doença ou não contempla gêneros e sexualidades

Hoje (12), na TVU, canal 11.1, o programa Zona Multicor dialoga sobre questões de despatologização. A Organização Mundial da Saúde (OMS) desconsidera a homossexualidade como doença desde 1990. Este ano, a transexualidade passou a ser compreendida como “incongruência de gênero,” e não mais uma doença mental de “transtorno de identidade de gênero.”

A mudança traz significados sociais e de saúde. O Hospital das Clínicas (HC) da UFPE é referência nacional no processo de transgenitalização, e o Zona Multicor convidou ao estúdio a psicóloga e coordenadora do Espaço Trans do HC Suzana Konstantinos, juntamente com os estudantes e pesquisadores Dandara Preciado e Daniel Coelho.

Complementam a discussão em entrevista a doutoranda em psicologia pela UFRJ Céu Cavalcanti e a psicóloga Carla Maciel. Elas falam sobre a retirada da transexualidade da Classificação Internacional de Doenças (CID 11). O programa traz ainda um poema, apresentado pelo estudante Daniel Brito.

O Zona Multicor é exibido às quartas-feiras, às 22h, com reapresentação aos sábados, no mesmo horário. A edição desta semana tem apresentação de Inês Maia e Céu Falconiere, também responsável por roteiro e produção. A direção é de Helder Vieira e direção geral de Clara Angélica.

 

 

Data da última modificação: 12/09/2018, 15:44