Destaques Destaques

Voltar

Confira no YouTube da TVU as últimas edições do Opinião Pernambuco

Há entrevistas com candidatos ao Senado e debates sobre as eleições

Na última semana, o Opinião Pernambuco finalizou as sabatinas com os candidatos ao Senado em Pernambuco e recebeu Dayse Medeiros (PSTU), Eugênia Lima (PSOL) e Carlos Andrade (União Brasil) no estúdio. O programa trouxe também nas edições mais recentes os temas “Eleições e temperatura política” e “A contagem paralela dos militares”.

O programa de entrevistas e debates que traz os melhores especialistas de cada assunto vai ao ar ao vivo às 18h nas rádios Universitária FM 99,9 e Paulo Freire AM 820 às 8h30. A transmissão também pode ser acompanhada em tempo real pelo canal da TVU no YouTube.

A série de sabatinas com os candidatos e candidatas ao Senado promovidas pelo Opinião Pernambuco recebeu Dayse Medeiros, candidata pelo Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado (PSTU). Dayse tem 36 anos, é enfermeira e servidora pública da saúde do Estado e de Jaboatão dos Guararapes. Começou a militar em 2013 lutando contra um projeto que pretendia remover moradores de uma comunidade em Barra de Jangada, bairro onde mora. Ingressou no PSTU em 2014, sendo candidata a vereadora por Jaboatão dos Guararapes em 2018. O programa convidou também o jornalista Laércio Portela, integrante do Coletivo de jornalismo independente Marco Zero, para compor a mesa de entrevistadores.

Esteve no programa Eugênia Lima, candidata pelo Partido Socialismo e Liberdade (PSOL). Ela tem 38 anos, é formada em Direito, pós-graduada em Gestão Pública e mestra em Desenvolvimento Urbano. Começou a militar ainda jovem, tendo sido coordenadora da Política de Juventude de Olinda, cidade onde nasceu. Em 2020, foi a 8ª vereadora mais votada de Olinda e, agora em 2022, tenta pela segunda vez uma vaga no Senado Federal.

Dando fim à série de entrevistas com os candidatos e candidatas ao Senado, veio mostrar as suas propostas Carlos Andrade Lima, candidato do partido União Brasil. O advogado de 41 anos iniciou na área da advocacia empresarial há mais de 20 anos e é um dos fundadores da Associação em Defesa da Advocacia e da Cidadania (Adac). Em 2020, Carlos Andrade Lima foi candidato a prefeito do Recife.

A divulgação de uma nova rodada de pesquisas nos últimos dias trouxe sinais de que a eleição presidencial pode ser resolvida ainda no primeiro turno. Faltando poucos dias para os brasileiros irem às urnas, os números mostram que aparentemente o chamado “voto útil” tem surtido efeito e que essa deve ser realmente uma eleição de dois pólos, com uma terceira via enfraquecida. O que esperar das próximas pesquisas e como deve ficar a temperatura política até o dia 2 de outubro são questões que foram discutidas no Opinião Pernambuco que recebeu o cientista político Arthur Leandro e o jornalista da Marco Zero conteúdo Inácio França.

O Opinião Pernambuco discute a “A Contagem de Votos Paralela dos Militares”. Pela primeira vez na história democrática do País, as Forças Armadas vão, no dia da eleição, fazer uma contagem paralela dos votos. Com autorização do Tribunal Superior Eleitoral, os militares vão checar se os números registrados nos boletins de 385 urnas são os mesmos dos dados enviados à corte. O programa recebeu Túlio Velho Barreto, pesquisador da Fundação Joaquim Nabuco, e José Guerra, doutor em Direito, professor e servidor do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco.

Data da última modificação: 26/09/2022, 16:18