Anais Simpósio Hipertexto

Simpósio Hipertexto e Tecnologias na EducaçãoNEHTE/UFPE

 

Edições » Simpósio 2008

 

1
IDENTIDADE DOCENTE NA ERA DO LETRAMENTO DIGITAL: ASPECTOS TÉCNICOS, ÉTICOS E ESTÉTICOS
Antonio Carlos Xavier (UFPE)                
2
"NOME" E A SUA IMAGEM: UMA LEITURA UNIFICADA
Ivon Rabêlo Rodrigues (UEPB)
3
A ANATOMIA DA CHARGE NUMA PERSPECTIVA DE REVOLUÇÃO SOCIOHISTÓRICA
Diego Luiz Silva Gomes de Albuquerque (UPE / FFPNN)
Thiago Azevedo Sá de Oliveira (UPE / FFPNN)
4
A CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS NO BLOG: UM ESTUDO SOBRE MULTIMODALIDADE
Wellington Vieira Mendes (Bolsista UERN/PPGL/UERN)
5
6
A EDUCAÇÃO NA SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO: UM OLHAR SOBRE O PAPEL E A FORMAÇÃO DOCENTE
Etiane Valentim da Silva - Mestranda EDUMATEC – UFPE
Fátima Maria Leite Cruz - Profa. EDUMATEC – UFPE
7
A INCORPORAÇÃO DA TEORIA DA FLEXIBILIDADE COGNITIVA EM AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM PARA  INCREMENTAR A APRENDIZAGEM EM SALA DE AULA PRESENCIAL
Profa. Flávia Pereira de Araújo (UFRPE)
Prof. Marcelo Brito Carneiro Leão, Dr. (UFPE)
Prof. Sérgio Francisco Tavares de Oliveira Mendonça (UFPE)
Prof. Alex Sandro Gomes, Dr.(UFPE)
8
9
10
A PRÁXIS PEDAGÓGICA EM AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM: UMA POSSIBILIDADE DE EDUCAR POR MEIO DA TRANSDISCIPLINARIDADE
Hildonice Batista de Souza (Faculdade de Tecnologias e Ciências-FTC/EAD)
Jocenildes Zacarias Santos (Núcleo de Tecnologias Educacionais- NTE) (Faculdade de Ciências e Tecnologias- FTC/EAD)
11
12
A RETEXTUALIZAÇÃO E O USO DO INTERNETÊS COMO PRÁTICA ESCOLAR
Alex de Araújo Souto (UFCG)
Sheila Maria Tabosa Silva (UFCG)
13
14
15
APRENDIZAGEM COLABORATIVA E INTERATIVIDADE NA WEB: EXPERIÊNCIAS  COM O GOOGLE DOCS NO ENSINO DE GRADUAÇÃO
Maria Lúcia Serafim (UEPB)
Fernando Sílvio Cavalcante Pimentel (UNIT)
Ana Paula de Sousa do Ó (UEPB)
16
17
AS TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS NO CONTEXTO DE TRABALHO E SUAS IMPLICAÇÕES NA PRÁTICA PEDAGÓGICA
Lindalva de Freitas Silva (Universidade Superior de Línguas e Administração) UNISLA/IPortugal
18
ASPECTOS MULTIMODAIS EM EDITORIAIS DA VEJA
Francisco Roberto da Silva Santos (Bolsista-CNPq/UERN)
Medianeira Souza (UERN – Pau dos Ferros)
19
20
AUTORIA E DIALOGISMO NA ESCRITA DOS ALUNOS DO E-LETRAS
Siane Gois Cavalcanti Rodrigues (UFPE)                                          
21
22
CAPACITAÇÃO A DISTÂNCIA PARA PROFESSORES NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS-EJA
José Enildo Elias Bezerra (Instituto Superior de Educação de Pesqueira – ISEP)
23
24
25
26
DA OBRA-PRIMA AO PASTICHE: MULTIMODALIDADE E INTERICONICIDADE NOS ‘QUADRÕES’ DE MAURÍCIO DE SOUSA
Leonardo Mozdzenski (UFPE)
Ana Vaz (UFPE)
Maria da Conceição Hélio Silva (UFPE)
27
DESAFIOS DA IMPLEMENTAÇÃO DE CURSO DE EAD: A EXPERIÊNCIA DA PEDAGOGIA UAB/UFJF
Beatriz de Basto Teixeira (UFJF)
Eliane Medeiros Borges (UFJF)
28
29
ENTRE DISCURSOS E PRÁTICAS REFLEXIVAS: PROFESSOR, ESCOLA E LETRAMENTO DIGITAL
Bruna Sola Ramos (Proped/UERJ/FAPERJ; UFJF)
Ilka Schapper Santos  (PUC/SP- LAEL; UFJF)
30
31
32
FALIBRAS E SIGN WEBMESSAGE: NOVAS TECNOLOGIAS PARA A TRADUÇÃO LÍNGUA PORTUGUESA/LIBRAS
Dannytza Serra Gomes (PPGL/UFC)
Vicente Lima-Neto (Hiperged/PPGL/UFC)
Sandra Maia Farias Vasconcelos (PPGL/UFC)
Júlio César Araújo (Hiperged/PPGL/UFC)
33
FANFICTION: IMPULSIONANDO PRÁTICA DE LEITURA EM TELA E PRODUÇÃO TEXTUAL ENTRE ADOLESCENTES.
Autora: Rafaela Rogério Cruz (UFPE)
Orientador: Prof. Dr. Alexandre Maia (UFPE)
34
35
36
GÊNEROS INTRODUTÓRIOS MEDIADOS PELA WEB
Amanda Cavalcante de Oliveira Lêdo (UPE)
37
38
39
HIPERTEXTO MARKETING E PUBLICIDADE: MÍDIA IMPRESSA E VIRTUAL USOS NA SALA DE AULA
Nelly Medeiros de Carvalho  (UFPE)           
40
41
42
43
LETRAMENTO DIGITAL: CONCEITOS E PRÉ-CONCEITOS
Rosana Sarita de Araujo (UFAL)
44
LETRAS A DISTÂNCIA: A APROPRIAÇÃO DE UMA NOVA CULTURA EDUCACIONAL
Dilma Luciano (UFPE)                
45
LISTA DE DISCUSSÃO: UMA PERSPECTIVA DE APRENDIZAGEM ALÉM DA SALA DE AULA
Marta Furtado da Costa (UFPB)
Rodrigo Gusmão de Carvalho Rocha (UFPE)
46
47
48
MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
Márcio Silveira Lemgruber (Faced/UFJF)
49
MULTILETRAMENTO VISUAL NA WEB
Giselda dos Santos Costa (CEFET- PI- UNED Floriano)
50
51
O AMBIENTE MOODLE COMO APOIO A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
Aline Albuquerque Torres (UFAL)
Maria Luzia Rocha da Silva (UFAL)
52
O APARATO RETÓRICO TECNOLÓGICO E OS NOVOS RUMOS DO APRENDIZADO
Ricardo Portella de Aguiar (Universidade Federal Fluminense / Universidade Estácio de Sá)
53
54
O HIPERTEXTO NO ENSINO UNIVERSITÁRIO DAS RELAÇÕES PÚBLICAS
José Guibson Dantas (Universidad de Málaga)
55
56
O PROFESSOR DE INGLÊS DIANTE DAS TECNOLOGIAS HIPERTEXTUAIS DO SÉCULO XXI
Roberto-Márcio dos Santos (CEFET-MG / Belo Horizonte)
Jerônimo Coura Sobrinho (CEFET-MG / Belo Horizonte)
57
58
O USO DO LOGO ENQUANTO METODOLOGIA DE APOIO AO CONSTRUTIVISMO PIAGETIANO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM.
Cibelle Amorim Martins (UFC)
Karla Colares Vasconcelos (UFC)
Mixilene Sales Santos (UFC)
Dr. José Rogério Santana - Orientador (UFC)
59
60
OS PAIS E A CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA: UMA RELAÇÃO FUNDAMENTAL 
Brenda Lyra Guedes (Universidade de Fortaleza – UNIFOR)
61
PERFIL DO PROFESSOR NA ERA DA CIBERCULTURA: IMPLICAÇÕES PARA SUA FORMAÇÃO INICIAL
Ana Paula Pontes de Castro – Bolsista IC/CNPq
Mariana Henrichs Ribeiro – Bolsista PROBIC/FAPEMIG
Maria Teresa de Assunção Freitas (Universidade Federal de Juiz de Fora)
62
POR UMA INTERPRETAÇÃO DA IMAGEM FOTOJORNALÍSTICA ‘NOÉ NA PORTA’: ASPECTOS MULTIMODAIS
Clécida Maria Bezerra Bessa (PROLING/UFPB)
Maria Vanice Lacerda de Melo Barbosa (PROLING/UFPB)
Mônica Câmara (PROLING/UFPB)
63
POR UMA PEDAGOGIA CULTURALMENTE SENSÍVEL EM EAD
Rose Karla Cordeiro Lessa  (UFAL)
64
POR UMA VÍRGULA: APLICAÇÃO DE UM OBJETO DE APRENDIZAGEM DE LÍNGUA PORTUGUESA NA ESCOLA.
Lavina Lúcia Vieira Lima (Universidade Federal do Ceará – UFC)
Jaiane Ramos Barbosa (Universidade Federal do Ceará – UFC)
José Aires de Castro Filho (orientador) - (Universidade Federal do Ceará – UFC)
65
PRODUÇÃO DE AULAS DIGITAIS DE LÍNGUA PORTUGUESA: POSSIBILIDADES E DESAFIOS
Ynah de Souza Nascimento (C. Aplicação/UFPE – Educandus)
Carla Alexandre Barboza de Sousa (Fafire – Educandus)
66
67
68
RECURSOS VISUAIS, EDITORIAL E ENSINO
Lucélio Dantas de Aquino (Bolsista-CAPES/PPGL/UERN)
69
RETEXTUALIZAÇÃO “EM TEMPO REAL” NA WIKIPÉDIA: A EDIÇÃO COLETIVA DOS ARTIGOS SOBRE O VÔO TAM 3054
Carlos Frederico de Brito d'Andréa (Universidade Federal de Viçosa - UFV)
70
71
SIGNIFICADO OU TECNOLOGIA: QUAL DESSES ELEMENTOS É PREPONDERANTE NA INTERAÇÃO ENTRE SUJEITO-TEXTO OU SUJEITO-HIPERTEXTO, RESPECTIVAMENTE?
Kátia Cilene da Silva (PPGEdumatec - UFPE)
Diógenes Maclyne Bezerra de Melo (PPGEdumatec - UFPE)
72
73
TAGS: PALAVRAS-CHAVE EM BLOGS
Cleber Pacheco Guimarães (UFPE)
74
75
76
TRANSMISSÃO DE INFORMAÇÃO: A TELEVISÃO COMO MEIO DE INCLUIR PARA EXCLUIR PESSOAS.
Diógenes Maclyne Bezerra de Melo (PPGEdumatec - UFPE)
Kátia Cilene da Silva (PPGEdumatec – UFPE)
77
78