Voltar

Nota de esclarecimento sobre a situação do parque aquático.

Aos Estudantes, Servidores, Prestadores de Serviços e Sociedade Civil.

 

Prezados, 

 

               Considerando a atual situação do parque aquático bem como o compromisso do NEFD com a transparência, moralidade e eficiência administrativa cabe a nós prestar esclarecimentos sobre o que de fato ocorreu com o equipamento, quais as medidas tomadas pelo NEFD e pela UFPE e os próximos passos. 

                Em meados de junho deste ano a Região Metropolitana experimentou um período de chuvas completamente anormal para os padrões da época como se pode constatar aqui. houve transtornos em toda a cidade e nínguem, inclusive a UFPE, estava preparada para isto. Por isto todos os equipamentos do NEFD alagaram, a casa de máquinas do parque aquatico que fica alguns metros abaixo do subsolo submergiu completamente levando as bombas, o quadro elétrico e demais equipamentos. 

                Fizemos todo o necessário para que a situação se resolvesse o mais rápido mas por circunstâncias que fogem as responsabilidades do NEFD o problema se prolongou. Conseguimos reverter parcialmente o problema elétrico com a instalação do novo quadro no fim do mês de setembro dando inicio de imediato a manutenção das piscinas. Iniciamos o esvaziamento imediato da piscina de hidroginástica, a limpeza profunda do equipamento, a reposição da água estando a mesma pronta para uso. Quanto à piscina olímpica por se tratar de uma piscina de grande porte não era aconselhável tomarmos a mesma medida pois não só representa um trabalho logistico enorme, pois estamos falando de retirar e encher uma piscina de 3.750.000 litros de água o que prolongaria ainda mais a demora para liberação do equipamento.

              Desta forma inciamos o tratamento de choque para tentar salvar esta água contudo mesmo depois do uso de 150 kg de barrilha, 100kg de cloro, 100kg de sulfato de alumínio, 40 l de clarificantes a aparência da água não estava adequada o que levantava a suspeita que já se tinha passado do ponto de salvamento. Suspeita que se confirmou quando a empresa responsável pela limpeza e manutenção do parque aquático emitiu o seguinte ofício:

                    Assim, o prazo de liberação previsto para o dia 01 de outubro teve que ser extendido pois iniciamos o processo de esvaziamento, substituição das pastilhas e azulejos quebrados e reposição dos mesmos. O prazo e as condições desse processo irá ser informado pela empresa de manutenção o que será prontamente divulgado por nós. 

Data da última modificação: 03/10/2019, 10:42