Informes Informes

Voltar

Revista Currículo e Docência publica número temático sobre saberes africanos e afrodiaspóricos na educação em ciências e matemática

O novo número tem como objetivo visibilizar o crescente campo de estudos que valoriza as africanidades no contexto da Educação em Ciências e Matemática

A revista Currículo e Docência, mantida pelo Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGECM) do Campus do Agreste da UFPE publicou o número temático Saberes Africanos e Afrodiaspóricos na Educação em Ciências e Matemática. 

O novo número tem como objetivo visibilizar o crescente campo de estudos que valoriza as africanidades no contexto da Educação em Ciências e Matemática. Para tanto, apresenta 7 artigos que exploram o tema sob diversas perspectivas, propondo reflexões sobre pontos como: a representação dos negros como sujeitos a-científicos pelo Ocidente; a educação escolar quilombola, políticas públicas, currículo e práticas didáticas, formação de professores; paralelismos entre a Matemática «oculta» nas tradições, nas atividades da vida diária das populações que sobreviveram aos fenómenos de colonização, e a Matemática lecionada nas escolas; como as publicações e divulgações nos encontros e congressos no campo da Educação em Ciências e Matemática tem se relacionado com o debate sobre questões étnico-raciais e com propostas de uma educação antirracista.

O editorial é assinado por José Ivanildo Felisberto de Carvalho (UFPE) e Douglas Verrangia Corrêa da Silva (UFSC), onde afirmam que “trazer à baila estudos, pesquisas e vivências que tenham como pauta os saberes do povo negro e que estejam articuladas com os processos de ensino e aprendizagem das ciências e da matemática, contribuem positivamente para a superação do racismo possibilitando assim instigar a abordagem dos referidos saberes africanos e afrodiaspóricos para uma educação das relações étnicoraciais nas salas de aula.” . 

A publicação pode ser acessada no Portal de Periódicos da UFPE.

Com periodicidade quadrimestral, a revista Currículo & Docência (ISSN 2675-4630)  dedica-se a compartilhar estudos e pesquisas sobre a compreensão das complexidades que envolvem o currículo e a docência em todos os níveis, do infantil à pós-graduação. O público-alvo são docentes da Educação Infantil ao Ensino Superior, pesquisadores na área de educação e ensino, graduandos e pós-graduandos nas áreas de ensino e educação.

Data da última modificação: 19/11/2021, 13:40