Núcleo de Ciências da Vida (CAA)
- UFPE/
- Institucional/
- Campi / Centros Acadêmicos/
- Campus Caruaru/
- Centro Acadêmico do Agreste (CAA)/
- Núcleo de Ciências da Vidas (CAA)/
- Informes Núcleo da Vida/
- Pesquisadores da UFPE e UFPEL realizam estudo sobre aprendizagem autorregulada durante pandemia da Covid-19
Informes Informes
Pesquisadores da UFPE e UFPEL realizam estudo sobre aprendizagem autorregulada durante pandemia da Covid-19
O objetivo é mapear as implicações decorrentes da pandemia em relação aos investimentos de estudos feitos por universitários e verificar se e quais estratégias utilizam para autorregular suas aprendizagens
O Grupo de Pesquisa em Educação, História e Cultura Científica (GPEHCC), da Universidade Federal de Pernambuco - Campus do Agreste (UFPE-CAA), em parceria com Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Aprendizagem Autorregulada (GEPAAR), da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), está realizando uma pesquisa sobre o processo de estudo e aprendizagem dos graduandos durante o período de pandemia da Covid-19.
Realizada sob a coordenação da professora Lourdes Maria Bragagnolo Frison (UFPEL), a pesquisa tem como objetivo mapear as implicações decorrentes da pandemia em relação aos investimentos de estudos feitos por universitários e verificar se utilizam e quais estratégias utilizam para autorregular suas aprendizagens.
Para a coleta de dados, os pesquisadores disponibilizaram o formulário on-line "Questionário - Aprendizagem Autorregulada durante a pandemia do Covid-19", para ser respondido por estudantes de graduação da UFPE e da UFPEL.
De caráter multidisciplinar, o GPEHCC é formado principalmente por docentes do Núcleo de Formação Docente (NFD) do Centro Acadêmico do Agreste da UFPE. Coordenado pela professora Kátia Calligaris Rodrigues, o Grupo tem como meta desenvolver pesquisa e extensão voltadas para a compreensão e desenvolvimento do conhecimento relacionado com o Ensino e a Aprendizagem das Ciências e da Matemática, bem como da formação de professores para o ensino de Ciências e Matemática.
Desenvolvido na UFPEL, o GEPAAR é coordenado pela professora Lourdes Maria Bragagnolo Frison e realiza pesquisas que envolvem a aprendizagem autorregulada de estudantes e professores, com ênfase no desenvolvimento de estratégias autorregulatórias que potencializam o aprender a estudar em diferentes áreas de conhecimento.
Mais informações
Lourdes Maria Bragagnolo Frison
frisonlourdes@gmail.com