Informes Informes

Voltar

Governo de Pernambuco premia cinco cientistas que se destacaram no enfrentamento à Covid-19

Os premiados receberam troféus e certificados, além das homenagens das autoridades presentes

Hoje (6), no Cais do Sertão (Recife Antigo) ocorreu o seminário "Os novos tempos da ciência em Pernambuco", evento promovido pelo Governo de Pernambuco, através da Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI)  para entrega da premiação e debate sobre a ciência e enfrentamento da pandemia no Estado. 

Participaram da abertura do evento o governador Paulo Câmara, o secretário estadual Fernando Jucá (SECTI), além de outras autoridades do Governo e das Instituições de Ensino Superior e de Ciência e Tecnologia.

Durante o evento foram premiados cinco cientistas escolhidos entre os nomes indicados pelas universidades: UFPE, UFRPE, UPE, IFPE e UNIVASF. Os indicados foram avaliados por uma comissão de sete membros indicados pela SECTI, sob a coordenação dos professores Fernando Jucá e Anderson Gomes, composta por Anísio Brasileiro (ex-reitor da UFPE e presidente da APC), José Luiz Lima Filho (pesquisador do iLIKA), Celina Turchi (pesquisadora da FioCruz-PE), Claudio Marinho, (membro do conselho superior da FACEPE e ex-secretário de CT&I de PE), Geraldo Eugênio, (professor UFRPE-Serra Talhada, representando o sertão pernambucano) e Manoel Guedes Alcoforado (diretor e professor do CAA-UFPE, representando o agreste pernambucano). 

Foram premiados os cientistas Danylo Cesar Correia (UFPE), Demetrius Montenegro (UPE), Hernande Pereira da Silva (UFRPE), Jones Oliveira de Albuquerque (UFRPE) e Maíra Galdino da Rocha Pitta (UFPE). Também foram homenageados o Instituto Aggeu Magalhães – Fiocruz/PE, o Consórcio Nordeste, a Secretária de Saúde e o Samu - Gestor regional ou estadual. Os premiados receberam troféus e certificados, além das homenagens das autoridades presentes.

Para Manoel Guedes (diretor do CAA e membro da comissão avaliadora), “Embora tenha sido difícil selecionar 5 cientistas entre tantos que igualmente merecem nosso reconhecimento, o prêmio foi uma excelente iniciativa do Governo de Estado, pois ressalta a importância da ciência para a sociedade e mostra como ela foi decisiva para sairmos do momento mais grave da pandemia. Assim, os cientistas selecionados representam a todos nós, que lutamos no dia a dia pela ciência, tecnologia, inovação e educação de qualidade, reforça o diretor.  Viva a Ciência!”.

Data da última modificação: 06/09/2022, 16:46