Informes Informes

Voltar

3ª Feira de Ciências do Agreste Pernambucano segue até amanhã (30)

O evento acontece de forma on-line, com transmissão pelo canal do NIPPEQ no YouTube.

Começou ontem (28) e segue até amanhã (30) a 3ª Feira de Ciências do Agreste Pernambucano (FCAP), evento realizado com  com o apoio do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovações e do CNPq, que tem como objetivo promover o desenvolvimento de jovens cientistas, através da divulgação dos trabalhos científicos investigativos. 

Coordenada pela professora Flávia Vasconcelos (CAA/UFPE), essa edição da FCAP acontece de forma on-line, com transmissão pelo canal do NIPPEQ no YouTube. Direcionada para professores, estudantes, licenciandos e toda a comunidade escolar, o evento conta com a apresentação de 62 projetos científicos desenvolvidos nas escolas da educação básica de mais de dez estados do território brasileiro. 

A mesa de abertura, ocorrida ontem, teve como tema “Ciência como linguagem, visão de mundo e critério político”, com a participação dos professores Antônio Carlos Pavão (UFPE) e Luiz Carlos Menezes (USP). Ainda ontem, às 19h, aconteceu mesa-redonda “Abordagem STEM para o Ensino das Ciências”, com Lilian Bacich (Tríade Educacional) e Isabel Costa (Gerente de Cidadania/Samsung).

Na programação de hoje (29), além de oficinas, no período da manhã, e das apresentações dos projetos participantes, no período da tarde, exclusivas para estudantes inscritos no evento, acontecerá a palestra “Formando jovens cientistas na escola: ferramentas e possibilidades para professores da Educação Básica”, às 19h30, com a convidada Barbara Zolet (Cientista Beta). A palestra será transmitida ao vivo pelo YouTube.

A programação completa está disponível no site oficial do evento e no perfil da Feira de Ciências do Agreste no Instagram.

Programação oficial da III FCAP na plataforma YouTube

28/10

16h – Mesa de abertura – Ciência como linguagem, visão de mundo e critério político, com Antônio Carlos Pavão (UFPE) e Luiz Carlos Menezes (USP)

Link: https://youtu.be/1wj4u1FfZYQ

19h – Mesa-redonda – Abordagem STEM para o Ensino das Ciências, com Lilian Bacich (Tríade Educacional) e Isabel Costa (Gerente de Cidadania/Samsung)

Link: https://youtu.be/sj2n8JCsiuw

29/10

19h30 – Palestra – Formando jovens cientistas na escola: ferramentas e possibilidades para professores da Educação Básica – Cientista Beta, com Barbara Zolet

Link: https://youtu.be/YsNKez6TRd0 

30/10

14h – Palestra – Divulgação científica e criatividade, com Luana Leal

Link: https://youtu.be/PG34DUUrJr0 

16h – Palestra – Se divertir aprendendo: esse é o futuro que já chegou, com Flávio Guimarães, do Canal Brincando com Ideias (Arduíno)

Link: https://youtu.be/ZnTTJb63HKE

18h – Bate-papo

O que te inspira: as ideias continuam e os seus sonhos também – Grupo Inspire-se, com Leonardo Marinho e Letícia Torres 

Link: https://youtu.be/H7VJbLKSQIU

 
Data da última modificação: 29/10/2020, 11:46