Informes Informes

Nota de esclarecimento sobre investigação de larvas encontradas em preparações servidas no Restaurante Universitário/Centro Acadêmico do Agreste

Uma estudante do Centro Acadêmico do Agreste fez dois registros de perigo alimentar encontrado em preparações servidas no RU/CAA, ambos reportados à Nutricionista Fiscal do contrato no dia 22/08/22, no entanto, identificados nos dias 19/08 e 22/08 na sopa de peixe e na canja de galinha, respectivamente. Foram encontradas larvas nas duas preparações, uma em cada porção de que a usuária estava se servindo. A estudante a qual nos referimos assinou formulários de ocorrência que utilizamos para documentar todas as investigações e soluções de problemas ocorridos no RU.

Efetuaram-se registros fotográficos pela reclamante, no dia 19/08 e pela Nutricionista Fiscal, no dia 22/08, que imediatamente iniciou a investigação juntamente ao Preposto do contrato e outros funcionários da empresa contratada. Listaram-se os ingredientes comuns às duas preparações (arroz, cenoura, batata inglesa, chuchu, tomate, cebola, pimentão, coentro, alho e temperos secos) e iniciou-se a verificação das embalagens de arroz parboilizado dispostas na cozinha. Rapidamente foram identificadas larvas em embalagens do produto da marca Kika, lote 67 SC, fabricado em 01/02/22 e com data de validade em 01/02/23. Todo o arroz armazenado no estoque de gêneros secos do Restaurante era do mesmo lote, no entanto, apenas os fardos recebidos na última sexta-feira, dia 19/08, continham as larvas referidas.

Suspendeu-se imediatamente a distribuição da canja de galinha e, no horário restante, disponibilizou-se para os comensais apenas a sopa de legumes como entrada do jantar. A utilização do arroz disponível em estoque também foi suspensa e será providenciada pela cessionária a compra de produto de marca distinta à que foi citada.

Quanto à qualidade higiênico-sanitária das preparações servidas no Restaurante Universitário, além da adoção de boas práticas de manipulação supervisionadas pela equipe de Nutricionistas da empresa prestadora de serviços, assim como da UFPE, a empresa contratada realiza mensalmente análise microbiológica de amostras de preparações representativas de um dia de produção do almoço e jantar, conforme os parâmetros exigidos na Resolução RDC nº 331/2019. As amostras das preparações servidas na última sexta-feira, dia 19, estão sendo analisadas em laboratório especializado em análise de alimentos, como cumprimento de cláusula contratual previamente estabelecida.

A presença de larvas/gorgulhos podem ocorrer em gêneros alimentícios não perecíveis, tais como cereais e leguminosas, em virtude de umidade, calor e condições de armazenamento desde a saída da indústria até a aquisição pelo consumidor. É possível que ocorra infestação cruzada caso uma única embalagem seja contaminada por alguma larva, em virtude da proximidade entre elas, no entanto, dadas as condições adequadas da área de estoque do RU, o curto tempo entre o recebimento do produto citado e a ocorrência relatada pela usuária, acredita- se que os fardos de arroz tenham sido recebidos já avariados.

Recebemos hoje (24/08) visita da equipe de Vigilância Sanitária do município, que vistoriou as instalações do RU, constatando as adequadas condições higiênico-sanitárias e boas práticas na manipulação dos alimentos. Também verificaram que as medidas de investigação e resolução do ocorrido estavam suficientemente documentadas, conforme descrito em Termo de Visita.

Ressaltamos que o papel da UFPE é gerir e fiscalizar todas as atividades de produção e distribuição da empresa contratada. Frisamos que todos os usuários devem sempre se reportar à Equipe de Gestão e Fiscalização do Restaurante Universitário para registrar qualquer queixa com relação ao serviço prestado.

Salientamos nosso comprometimento em intensificar a conferência de todos os insumos adquiridos e reforçamos o nosso compromisso em servir refeições de qualidade para todos os nossos usuários. Permanecemos à disposição para quaisquer esclarecimentos.

Equipe de Gestão e Fiscalização do Restaurante Universitário do CAA

Dúvidas e esclarecimentos: