Informes Informes

Voltar

No Desafio Startup Way Federais Club, CAA é representado nas quatro equipes entre as TOP 5 do evento

No total, foram 1316 alunos do ensino médio, graduação e pós-graduação, inscritos na competição

Aconteceu, entre os dias 10 de junho e 02 de julho, na modalidade online, o primeiro Startup Way Federais Club. Durante o evento foram abordados os desafios e as oportunidades, e foram propostas soluções para o retorno as atividades pós pandemia. Participaram alunos de ensino médio, graduação e pós-graduação de todos os cursos de todas as instituições Federais do Estado (UFPE, UFRPE, UNIVASF, UFAPE, IF, IF-Sertão), com seus Campi em cerca de 20 municípios. Só os números já demonstram o sucesso do evento e o impacto positivo para estimular o empreendedorismo no estado como o todo, do litoral, passando pelo agreste e indo até o sertão.

Ao todo, foram 1316 alunos inscritos, 105 mentores se inscreveram, 64 participaram das mentorias, 132 equipes chegaram a semifinal (entrega do pitch), e 5 equipes na final.

Para a satisfação da comunidade acadêmica, tivemos quatro representantes do CAA entre as TOP 5. E na equipe vencedora, os estudantes, de Engenharia Civil do Centro Acadêmico do Agreste, Karen Danyele da Silva Vieira, e Helder Leandro da Silva, do curso de Administração do CAA, que junto com o grupo vencedor, Wepe, criou uma plataforma para dispositivo móvel voltada à educação e ao incentivo à leitura: o Nambook. Trata-se de um aplicativo de aprimoramento de texto por meio de imagens, figuras e emojis e com uso de chat, tornando o conteúdo mais familiar e agradável. Além disso, o Nambook aumenta a conexão entre professores e alunos principalmente em momentos de distanciamento social, a exemplo da situação provocada pela pandemia do novo coronavírus.

Na equipe vice-campeã, Solver, temos os alunos do Mestrado em Engenharia Civil, Andreia Azevedo, Sabrina Correa, Elyfas Rodrigues, Thaise Suanne e Julia Souza, que apresentaram a proposta Oxente.com, uma solução para ajudar os artesãos a venderem seus produtos. O CAA, também, contou com alunos na equipe (RE) PENSE, que ficou com a terceira colocação, e apresentou uma plataforma colaborativa para professores. Eduarda Marinho, Raquel Freitas e Risocleide Silva e Rubem Viana, integram os cursos de Pedagogia e Administração do Campus do Agreste. Na mentoria, tivemos a professora Joyce Lene Gomes Cajueiro, mentora da equipe 4SENSES, que foi a quinta colocada no desafio, e que apresentou a proposta AcadêmicoTec.

Para a direção do CAA, o resultado foi surpreendente! Mas, ao mesmo tempo revela o fruto do trabalho realizado nos últimos 5 anos para o fortalecimento da cultura de inovação e de empreendedorismo no Campus do Agreste, desde a criação das disciplinas do projetão, a integração com parceiros como Armazém da Criatividade e o SEBRAE, o apoio a criação de startups e a criação da incubadora de empresas no Campus.

“Hoje temos uma equipe formidável de professores para motivar e orientar essas equipes, uma assessoria de inovação e diversos projetos de inovação em andamento na região que contam com a nossa participação efetiva. Estamos muito felizes com essa conquista dos nossos alunos!” Afirma o professor Manoel Guedes, diretor do Campus do Agreste.