Informes Informes

Voltar

Músico e compositor pernambucano Onildo Almeida recebe título de Doutor Honoris Causa em cerimônia nesta sexta-feira (13)

Onildo Almeida é um grande contribuinte e disseminador da cultura do nordeste

Amanhã (13), às 15h, será realizada a sessão solene de outorga do título de Doutor Honoris Causa da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) ao compositor, músico e poeta caruaruense Onildo Almeida. 

Considerando os protocolos para eventos presenciais em decorrência da covid-19, a solenidade acontecerá nas dependências do Bloco de Medicina do Centro Acadêmico do Agreste. Posteriormente, a gravação do evento será disponibilizada nos canais oficiais da UFPE.

A honraria é concedida a personalidades eminentes que tenham contribuído para o progresso da Universidade, da região ou do país ou que se distinguiram pela sua atuação em favor das ciências, das letras, das artes ou da cultura em geral. O pedido de concessão do título foi apresentado pelo Núcleo de Ciências da Vida do CAA e aprovado por unanimidade pelo Conselho Universitário (Consuni).

O homenageado nasceu no dia 13 de agosto de 1928, filho de José Francisco de Almeida e Flora Camila de Almeida. Manifestou sua paixão pela música ainda enquanto criança, compondo sua primeira canção aos 13 anos de idade. Reconhecido como autor da música “Feira de Caruaru”, Onildo contabiliza mais de 500 letras reconhecidas pelo Brasil afora. No entanto, o seu trabalho não resume apenas a sua dedicação ao mundo da música. O artista atuou como radialista na Rádio Difusora de Caruaru, além de exercer funções como repórter e publicitário. Em 1990, tomou posse e assumiu o comando da Rádio Caruaru de Caruaru. Além de ser um importante compositor da música popular brasileira e Onildo Almeida é um grande contribuinte e disseminador da cultura nordestina.
Data da última modificação: 12/08/2021, 12:12