Informes Informes

Voltar

Documentário produzido por estudantes da UFPE é selecionado em festival de cinema de Los Angeles

O filme que retrata a realidade das costureiras de facção da zona rural de Caruaru (PE) é o primeiro curta realizado por estudantes do CAA a ser selecionado para o festival

O documentário "Pega-se Facção", dirigido por Thaís Braga e produzido por Camila Barbosa, ambas concluintes do bacharelado em Design do Centro Acadêmico do Agreste (CAA) da Universidade Federal de Pernambuco, foi selecionado para o 13th Los Angeles Brazilian Film Festival.

O filme adentra o universo domiciliar de uma família de costureiras da zona rural de Caruaru (PE), buscando contar um pouco da história das mulheres com relação à costura e à divisão desse universo de trabalho com o contexto do trabalho doméstico e cuidados familiares, além de problematizar acerca da produção e do valor pago. Em um tom intimista, o documentário traz uma reflexão acerca do futuro das próximas gerações de mulheres da família. Assista aqui ao trailer.

A produção foi desenvolvida como resultado do trabalho de conclusão da graduação das estudantes, orientado pela professora Amanda Mansur (Núcleo de Design e Comunicação/ CAA), e custeada com recursos da décima edição do Prêmio Naíde Teodósio (SECMULHER-PE/FACEPE) que contemplou o roteiro, assinado por Thaís Braga, na modalidade roteiro para documentário digital de curta-metragem de baixo orçamento.

Lançado no início de 2020, o documentário tem sido exibido e premiado em diversos festivais nacionais, como: 7º Festival de Cinema de Caruaru (Melhor Filme e Menção Honrosa da Crítica), 15º Curta Taquary (Melhor Direção de Fotografia), 3º Cine Verão (Melhor Desenho de Som) e 3º Festival de Cinema de Rua de Remígio (Prêmio da Crítica). O LABRFF será sua estreia internacional. 

Para as idealizadoras do projeto “a exibição no festival tem grande importância para a universidade, pois comprova que o que está sendo pesquisado e desenvolvido dentro do espaço acadêmico tem obtido resultados externos, além de visibilizar as problemáticas quanto ao tema que existem em nossa região e representar as produções do agreste fora do eixo nacional”.

O Los Angeles Brazilian Film Festival, festival de cinema brasileiro que acontece anualmente em Los Angeles (EUA) conta com a participação de produções do cinema nacional e internacional e este ano acontecerá de maneira remota entre os dias 21 a 25 de Outubro através do site Filmocracy. O curta “Pega-se Facção” será exibido na mostra paralela BWIE Filmmakers, onde participam filmes dirigidos, escritos e/ou produzido por mulheres.

Mais informações
pegasefaccao@gmail.com
Redes sociais: @pegasefaccao

Data da última modificação: 09/10/2020, 09:56