Informes Informes

Curso de Comunicação Social do CAA cria Núcleo de Experimentação Audiovisual

O Núcleo de Experimentação Audiovisual do Agreste (NEAA), criado pelo curso de Comunicação Social do Centro Acadêmico do Agreste da Universidade Federal de Pernambuco, é um projeto de extensão que busca desenvolver ações relacionadas à produção audiovisual na região Agreste de Pernambuco.

Coordenado pela professora Iomana Rocha, o projeto envolve alunos e docentes dos cursos de Comunicação e Design do CAA. A iniciativa busca exercitar o olhar artístico voltado para a região do Agreste, colaborar com a interiorização da produção audiovisual do estado de Pernambuco e com a produção audiovisual ligada aos cursos do Núcleo de Design e Comunicação, ao mesmo tempo divulgando as produções da UFPE.

Além de incentivar produções audiovisuais artísticas, autorais e criativas, o NEAA pretende  prestar assessoria para desenvolvimento dos projetos, acompanhar e colaborar no desenvolvimento de roteiros, conduzir curadoria de mostras acadêmicas, colaborar na produção de filmes dirigidos pelos discentes, colaborar em pesquisas acadêmicas que envolvam o audiovisual, propor oficinas, dentre outras ações possíveis.

“Eterno Domingo” é a primeira experimentação do Núcleo. Inspirada no caos silencioso e tedioso que se instaurou em meio à pandemia causada pela Covid-19,  a temática propõe um olhar sobre como o Agreste e regiões vizinhas estão sendo afetados culturalmente em sua rotina.

As criações são individuais, desenvolvidas por estudantes do projeto. Podendo variar entre imagens observativas, apresentando olhares poéticos de peculiaridades culturais em meio a região que cada um está inserido, ou um olhar mais plástico, enfocando o tempo e os micro acontecimentos cotidianos que ocorrem dentro da casa de cada um, bem como propostas mais pessoais, experimentações mais livres, dentro do universo de cada participante.

Núcleo de Experimentação Audiovisual do Agreste

Data da última modificação: 27/07/2020, 09:51