Informes Informes

Voltar

Comitê de Planejamento Estratégico do Campus do Agreste monta plano de sustentabilidade para enfrentar contingenciamentos

o plano se propõe a montar estratégias para manutenção das atividades de ensino, pesquisa e extensão.

Em reunião do Conselho, ocorrida no dia quatro de setembro, a direção do Campus do Agreste apresentou um Plano de Sustentabilidade, elaborado pelo Comitê de Planejamento Estratégico do CAA, que conta com a participação da equipe de gestão e membros da comunidade acadêmica. 

A partir da situação de contingenciamento orçamentário impostos às universidades públicas e diante da proposta de adesão ao projeto Future-se do MEC, o plano se propõe a montar estratégias para manutenção das atividades de ensino, pesquisa e extensão.  

Seis pontos foram apresentados e aprovados pelo Conselho: melhoria da eficiência dos custos operacionais (energia, água, contratos), cessão onerosa de espaços  (para prestação de serviços à comunidade, locação, eventos), prestação de serviços via laboratórios (integração pesquisa x serviço), ampliação de oferta de cursos de especializações e/ou capacitações, colaborações com outras instituições de Caruaru e região para compartilhamento de custos e infraestruturas, busca de emendas parlamentares e fontes alternativas de recursos.

A partir desses eixos, serão criados subgrupos para implementação das propostas. O plano de ação também será divulgado nos núcleos de ensino e em reuniões colegiadas, com a participação de todos os segmentos da comunidade acadêmica, com o intuito de abrir amplamente a discussão e acolher contribuições que possam ser acrescentadas ao plano inicial.

Data da última modificação: 17/09/2019, 12:12