Informes Informes

Voltar

Colação de Grau da primeira turma de Medicina do Campus Caruaru será no próximo dia 22

Formatura marca um importante momento do processo de interiorização do ensino superior público

A cerimônia de Colação de Grau da primeira turma de graduação em Medicina do Centro Acadêmico do Agreste (CAA), unidade da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) no município de Caruaru, será realizada no próximo dia 22, às 19h, no auditório do Senac de Caruaru. O grupo é composto por um total de 69 formandos. A formatura marca um importante momento do processo de interiorização do ensino superior público.

De acordo com a coordenadora do curso, professora Carolina Paz, a graduação tem um currículo inovador, focado na otimização de metodologias ativas de ensino e com presença intensa de recursos digitais. “Temos uma proposta diferenciada, com sentido humanístico e com forte compromisso social”, explica a docente. Outro ponto de destaque é que toda a formação teórica e prática, inclusive o internato, é realizada em Caruaru, promovendo uma completa interiorização do curso de Medicina. “Estamos trazendo médicos para uma região historicamente privada de médicos”, diz Carolina Paz.

Para o diretor do CAA, professor Manoel Guedes, a formatura da primeira turma de Medicina do Campus Caruaru traz diversos impactos positivos para a região: a melhoria do atendimento médico em cidades do interior, já que vários alunos são oriundos da região e pretendem se fixar em seus municípios; o fortalecimento do sistema público de saúde; e um importante impacto social na qualidade de vida dos formandos, especialmente dos jovens advindos do interior, onde a formação universitária ainda é um desafio. “Além, é claro, do desenvolvimento do próprio interior do estado, afinal, onde existe formação de qualidade e qualidade de vida, existe desenvolvimento, atraindo pessoas e empresas”, ressalta ele.

A primeira turma do bacharelado em Medicina do Campus Caruaru ingressou no curso em 2014. Vinculado ao Núcleo de Ciências da Vida do CAA, o curso possui atualmente um total de 401 alunos, incluindo os 69 formandos da primeira turma. Em breve, mais 80 alunos farão parte do corpo discente com o ingresso em 2020.1 via Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2020. Já o corpo docente é constituído por 75 professores efetivos e substitutos.

PRÉDIO – As aulas dessa graduação têm sido ministradas no Polo Comercial de Caruaru, mas, em breve, o curso de Medicina ganhará uma edificação específica no CAA. “O prédio de Medicina está em fase final de obra, com previsão de entrega para a metade do mês de março de 2020”, afirma Manoel Guedes.

Data da última modificação: 15/01/2020, 08:35