Informes Informes

Voltar

Campus do Agreste cria grupo de apoio com ações de enfrentamento ao Covid-19

Buscando minimizar os impactos do Coronavírus, o grupo irá produzir e distribuir álcool em gel e máscaras do tipo escudo facial por impressão 3D.

Coordenado pelo professor de química e vice-diretor do Campus, Gilson Lima da Silva, o grupo de apoio foi criado para atender as demandas sociais e estruturais no combate ao Covid-19. A iniciativa  nasceu de um entendimento, entre a direção do CAA e diversos setores da comunidade acadêmica, sobre a escassez de materiais na prevenção ao vírus. Além da produção de itens com alta demanda na sociedade, como máscaras e álcool em gel, a equipe também vai atuar na articulação com as ações institucionais da UFPE, órgãos de saúde e o poder público municipal. A equipe conta com a professora Michele Espíndola na assessoria de inovação do CAA  e com  parceiros de diversos setores. Entre eles: UPE, FIEPE, ACIC, Prefeitura de Caruaru, Armazém da Criatividade, SENAI, NTCPE, Propesq, coordenadores de laboratórios, coordenadores de cursos, empresários e outros secretários, coordenadores de núcleo, técnicos administrativos, coordenadora do curso de medicina, Carolina Paz, estudantes do curso de medicina e representação estudantil do campus.

Dentre as metas de atuação do grupo estão: Produção do álcool 70 para uso nas Unidades de saúde; mediação junto às grandes indústrias na produção em larga escala de álcool em gel, para abastecer os hospitais e unidades de saúde; desenvolvimento de protetor facial para produção auxiliada por impressora 3D; produção de máscaras de tecido, através do laboratório de Moda; apoio à rede municipal de saúde, com a participação de alunos voluntários e participantes do internato do curso de Medicina do Campus do Agreste.

A produção do álcool 70 será realizada no Laboratório de Química do Núcleo de Tecnologia do CAA, e contará com os insumos fornecidos por empresas doadoras/parceiras da ação. “Nosso objetivo é distribuir entre os profissionais de saúde que constantemente estão em contato com infectados e, assim, minimizar a transmissão do vírus Covid-19”, explicou Érika Marinho, Professora do Núcleo de Tecnologia e Coordenadora do Laboratório de Química/NT.

Já a confecção de escudos faciais por impressão 3D, contará com o suporte do Laboratório de Ergonomia (LabErgoQG), Laboratório de Design Inclusivo (LabDin) e Laboratório de Tecnologia (LabTec). Com a expectativa de produzir 1.000 (mil) unidades, a impressão das máscaras terá início nesta segunda-feira (30), no espaço compartilhado pelo LabDin e LabErgoQG, no CAA, sob a coordenação do professor e coordenador do curso de design, Lucas José Garcia. Toda a produção, também, será destinada à rede de saúde pública de Caruaru.

Segundo a secretária de saúde do estado, são 77 casos confirmados do vírus em Pernambuco, sendo 1 em Caruaru. A direção do Campus tem acompanhado de perto a situação de pandemia que afeta a sociedade caruaruense e, consequentemente, a comunidade acadêmica do CAA. Por isso, além da criação do grupo de trabalho, a gestão do Campus do Agreste, com a aprovação da gestão do curso de medicina, colocou a unidade de saúde do Campus à disposição da secretaria de saúde de Caruaru para servir de apoio na necessidade de expansão de espaço adequado para leitos. “A Universidade vem cumprindo o seu papel de contribuir com a sociedade. Seja através do ensino, pesquisa, extensão ou inovação, a partir do conhecimento para apresentar ações e soluções que possam ajudar a toda a comunidade a superar situações como essa”, afirmou Manoel Guedes Alcoforado - diretor do Campus do Agreste da UFPE.

 
Mais informações:
coordenacaoadmcaa@gmail.com