Informes Informes

Voltar

Alunos do Campus do Agreste realizam encontro sobre o centenário do eclipse de Sobral

O encontro é aberto ao público e terá início às 18 h, no auditório Mestre Vitalino, no Campus do Agreste

Os alunos da disciplina de Metodologia do Ensino de Física 3, do curso Licenciatura em Física (CAA-UFPE), realizarão no dia 31 de maio o Encontro de Divulgação Científica: o centenário do eclipse de Sobral.

A Teoria da Relatividade, de Albert Einstein, postulada em 1915, dizia que a massa dos corpos deforma o espaço próximo a eles, de modo que um raio luminoso seria desviado por essa deformação. O fenômeno da "curvatura da luz“ só poderia ser observado através de um eclipse total do Sol. Para “comprovar” a Teoria da Relatividade, surgiram algumas expedições científicas interessadas nos eclipses. Seguindo as previsões, os cientistas rumavam para locais específicos.

No dia 29 de maio de 1919 foi previsto um novo eclipse solar, e a cidade de Sobral, no Ceará, parecia um dos locais ideais para observá-lo. Por meio da observação, fotografias e telescópios foi possível concluir que Einstein estava correto. 

O encontro, que celebra os 100 anos desse evento e relembra a importância do mesmo para a Ciência, é aberto ao público e terá início às 18 h, no auditório Mestre Vitalino, no Campus do Agreste.

Data da última modificação: 14/05/2019, 09:44