Voltar

Projeto Relicários: memórias do som chega ao seu final no próximo domingo

Desta vez, as palmas irão para o Duo Luiz Kleber Queiroz & Rachel Casado, ele na voz, ela no piano

Da assessoria do projeto

O projeto Relicários: memórias do som chega ao seu final no próximo domingo (9), no Museu do Trem, no centro do Recife, a partir das 11h. O Duo Luiz Kleber Queiroz & Rachel Casado, ele na voz, ela no piano, apresentará algumas canções brasileiras com temática sobrenatural, como pontos de Jurema, lendas indígenas e cantos assombrados; e uma segunda parte voltada para o repertório operístico, com árias de compositores do período romântico, como Antônio Carlos Gomes, Giuseppe Verdi e Amilcare Ponchielli.

Foto: Divulgação

O repertório terá canções brasileiras com temática sobrenatural
e outras operísticas

A Estação Central Capiba – Museu do Trem vai receber os dois músicos que contarão com um convidado especial, que fará uma apresentação especial com peças de Schumann, Villa-Lobos, Schubert, Ernesto Nazareth e Marlos Nobre. Os ingressos custam R$2,00 (meia a R$1,00) com renda revertida para o Lar Fabiano de Cristo e começa às 11h.

PROJETO – A ideia do projeto Relicários foi a de apresentar um conceito de “museu vivo do som”, já que a partitura preserva, em si, a música de diversas épocas e estilos, da mesma maneira que um relicário guarda objetos preciosos. Cada concerto teve uma hora de duração, apresentando peças para diferentes formações instrumentais e abrangendo as diversas famílias de instrumentos (cordas friccionadas, cordas percutidas, cordas pinçadas, sopros, voz, teclas e percussão). A maioria dos grupos e músicos são professores, alunos e ex-alunos da UFPE, e foram selecionados por sua atuação no meio cultural brasileiro.

Já entre os grupos que se apresentaram nestes quase sete meses estão o Duo Paula Bujes e Pedro Huff, Consort de Flautas, Grupo Instrumental Brasil, Grupo de percussão LaptoP, Grupo vocal Opus 4, Grupo Canção Brasil, Quarteto Variante e Quarteto Encore. O projeto também contou a participação do conjunto instrumental A Trupe Barroca, de Vitória (ES).

Depois de 15 grandes recitais entre o Museu de Arte Sacra de Pernambuco e o Museu do Trem, esta iniciativa incentivada pelo Funcultura, Fundarpe e Secretaria de Cultura do Estado de Pernambuco teve resultados bastante positivos e mostrou que o público gosta e prestigia a música clássica quando tem a oportunidade de apreciá-la.

Programa

César Guerra-Peixe(1914-1993)
Linhas de Catimbó
I. Júlio Gomes
II.Nanuê-Nanuá

Waldemar Henrique (1905-1995)
Foi Boto, Sinhá
Curupira
Matinta Pereira

Francisco Mignone (1897-1986)
Assombração

Edino Krieger (1928 - )
Balada do Desesperado

Joaquin Turina (1882-1949)
El Fantasma

Schumann/Liszt
Widmung (Liebeslied)

Giuseppe Verdi (1813-1901)
Per me Giunto (ária da ópera Don Carlo)

Antonio Carlos Gomes (1836-1896)
Era um Tramonto d’oro (da ópera Colombo)

Amilcare Ponchielli (1834-1886)
Ah! Pescator affonda l’esca (ária da ópera La Gioconda)

Gaetano Donizetti (1797-1848)
Bella siccome un angelo (ária da ópera Don Pasquale)
(Participação de Anderson Rodrigues)
Ah! Un foco insolito mi sento adesso (ária da ópera Don Pasquale)
Cheti, Cheti, Imantinenti (dueto da ópera Don Pasquale)
Participação de Anderson Rodrigues)

 

 

Data da última modificação: 05/12/2018, 15:35