Voltar

Professor de Música comanda mesa de diálogo sobre a história da clarineta no frevo

Evento ocorrerá às 15h, no Paço do Frevo, no Bairro do Recife

O professor Jailson Raulino, do Departamento de Música da UFPE, comanda, amanhã (22), às 15h, uma mesa de diálogo, no Paço do Frevo, numa atividade inserida na programação do Projeto Cultural 100 Anos de Lourival Oliveira. Jailson é clarinetista, doutor em Música pela Universidade Federal da Bahia (2008) e pesquisou a “História da clarineta no frevo: uma conquista de espaço passo a passo”, além do frevo como um gênero de resistência na pós-colonialidade brasileira.

Foto: Divulgação

Docente vai abordar o frevo como gênero de resistência 

O pesquisador desenvolveu estágio de doutoramento (sanduíche) na Universidade de Aveiro - Portugal (2007), sob orientação da professora Susana Sardo, na área de etnomusicologia, sobre música e pós-colonialismo. Mestre em Música pela Universidade Federal da Bahia (2000), fez um estudo interpretativo sobre “Air”, obra de Carlos Gomes para clarineta e piano, com análise baseada na Teoria Analítica Schenkeriana. Possui graduação em Música - clarineta, bacharelado pela Universidade Federal da Paraíba (1990).

Em 1998, o professor Raulino atuou no Grupo de Pesquisa “Interpretação do repertório brasileiro para clarineta” na UFBA, desenvolvendo pesquisas sobre a clarineta no Brasil, incluindo sua história, técnica, pedagogia e atividades envolvidas na interpretação do seu repertório.

Entre 2003–2008, desenvolveu na UFPE o “Projeto pra Criação de banda e Ensino Musical Profissionalizante”, projeto de extensão de iniciação musical com crianças em áreas de risco social. Em 2003–2004, realizou o projeto de graduação com enfoque no ensino e prática coletiva da clarineta, através do Quarteto de Clarinetas da UFPE.

Atualmente, é líder do Grupo de Pesquisa em Competências Performáticas Musicais e Didáticas Instrumentais – UFPE/CNPq, grupo formado para atuar na pesquisa em performance musical e ensino dos instrumentos musicais, com ênfase na prática interpretativa da música brasileira.

 

Data da última modificação: 22/05/2018, 15:07