Voltar

Professor da UFPE recebe grandes nomes da ópera para série de bate-papo a partir de hoje (13)

Encontros ocorrem em formato de “live” no YouTube oficial do professor Wendell Kettle, de Música

Hoje (13), irá ao ar o primeiro programa do “Teatro Lírico em Pauta”, série de entrevistas em formato de live no YouTube. No programa, o professor Wendell Kettle, do Departamento de Música da UFPE, irá receber convidados para uma conversa sobre assuntos de relevância sobre a atuação do cantor lírico no Teatro de Ópera. Estão previstas três entrevistas, sempre às 19h, todas sendo transmitidas no canal oficial do professor. 

O primeiro encontro será hoje (13), com o tenor Fernando Portari. Artista de fama internacional, Portari aliou, ao longo do tempo, a arte de seu canto à força de sua voz para se tornar intérprete dos mais variados gêneros. Em paralelo à carreira como cantor, abriu com sua sócia Rosane Barbosa a produtora Eté Produções Artísticas, onde pesquisam e realizam espetáculos líricos. Neste momento, realizam o projeto Opera em parceria com o Clube Athletico Paulistano e o Sesc SP, onde propõem um espetáculo compacto fundamentado em um diálogo do canto com imagens cinematográficas criadas especialmente para cada espetáculo 

No próximo sábado (15), será a vez de Luiz Fernando Malheiro, diretor artístico e regente titular da Orquestra Amazonas Filarmônica. Malheiro é reconhecido pela crítica como o principal nome da ópera no Brasil. Ele tem mais de 40 óperas em seu repertório. Em 2004, 2005, 2007 e 2008, Malheiro atuou como regente no Festival de Ópera de La Coruña/Espanha. No Brasil, regeu a Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo e as Orquestras Sinfônicas do Teatro Municipal (RJ), Minas Gerais e da Bahia.

Na terça-feira (18), será transmitida a última entrevista dessa temporada, com a cantora Luisa Francesconi. A mezzo-soprano estudou canto em Milão com Rita Patané, é mestre em Música pela Unesp e tem duas pós-graduações em voz. Tem sido aclamada pela crítica e pelo público por sua musicalidade e inteligência teatral. Nos últimos anos, vem aperfeiçoando o repertório francês em óperas como Carmen de Bizet, L’Enfant et les Sortilèges de Ravel, Werther de Massenet, Les Troyens de Berlioz e Renaud de Sacchini. Francesconi também é vocal coach, e dá aulas particulares de canto lírico há mais de dez anos.

Data da última modificação: 13/08/2020, 16:48