Voltar

Orquestra Sinfônica da UFPE recebe Daniel Inamorato, Dito Choro e Grupeto no Teatro Luiz Mendonça

As apresentações serão no Teatro Luiz Mendonça, no Parque Dona Lindu, amanhã (3) e quinta-feira (4), às 19h

A Orquestra Sinfônica da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) apresenta o evento MPB Sinfônico, com a participação de Daniel Inamorato, Dito Choro e Grupeto. Serão duas apresentações no Teatro Luiz Mendonça, no Parque Dona Lindu, amanhã (3) e quinta-feira (4), às 19h. Os integrantes da orquestra são alunos e ex-alunos da UFPE, além de instrumentistas convidados. A regência é do maestro Sérgio Dias, professor de História da Música na UFPE que já regeu diversas orquestras ao redor do Brasil, e a direção é de Túlio Feliciano. A entrada é gratuita.

O pianista Daniel Inamorato, de Santo André (SP), é graduado em Piano pela Universidade de São Paulo e mestre em Piano pela Universidade de Indiana, nos Estados Unidos. Foi produtor da série de concertos do Museu Maria Luisa e Oscar Americano e professor da Estação Especial da Lapa e do Projeto Guri Santa Marcelina. É professor de piano na William & Mary University, nos EUA, e acompanhador de estúdio de diversos instrumentistas e cantores. Na apresentação, ele participa da peça “Variações sinfônicas”, de Lorenzo Fernandez.

O Dito Choro é um trio musical formado em 2021 por instrumentistas de cordas dedilhadas, com o objetivo de executar músicas autorais e as mais importantes obras dos compositores da música brasileira. Conta com o bandolim de Marco César, mestre em Música pela UFRN e professor do Conservatório Pernambuco de Música; o violão de sete cordas de Jorge Simas, com mais de cinco mil participações em gravações com consagrados nomes da música brasileira; e o cavaquinho de João Paulo Albertim, que pesquisa a diversidade de timbres e as possibilidades da fusão de gêneros e ritmos nordestinos.

Já o Grupeto é formado por voz, teclado e escaleta. O grupo nordestino também surgiu em meio à pandemia, visando promover repertório autoral e arranjos inusitados do repertório de concerto e popular. Os integrantes são o compositor e arranjador Gustavo Andrade; a cantora, atriz e mestranda em Educação pela UFPE Fabiana Louro; e a pianista e professora do Departamento de Música da UFPE Viviane Louro, que também é pesquisadora da área de educação musical inclusiva e de música e neurociências, palestrante e escritora.

Data da última modificação: 03/08/2022, 16:02