Voltar

Ópera “Bastião e Bastiana” no Teatro de Santa Isabel, pela AOR e Sinfonieta UFPE

O maestro Wendell Kettle, professor de Departamento de Música da UFPE, assina a direção cênica, direção musical e a regência do espetáculo

A Academia de Ópera e Repertório e a Sinfonieta UFPE encerram a Temporada 2019 com a apresentação de “Bastião e Bastiana”, ópera cômica em 1 ato de W. A. Mozart, amanhã (6)  e sábado (7), às 20h, e domingo (8), às 19h, no Teatro de Santa Isabel. “Bastião e Bastiana” (no original: Bastien und Bastienne) composta em 1768, é uma pequena ópera cômica, uma das primeiras obras do compositor austríaco Wolfgang Amadeus Mozart, composta ainda quando criança, quando ele tinha apenas 12 anos de idade. A entrada custa R$ 40,00 (inteira) e R$ 20,00 (meia).

Foto: Divulgação

Bastião e Bastiana, composta em 1768, é uma pequena ópera cômica

“É um prazer muito grande poder encerrar a nossa Temporada 2019 com essa linda ‘fábula cômica’ em forma de ópera que é ‘Bastião e Bastiana’. Essa obra faz parte do repertório da nossa Academia de Ópera desde 2017 quando a apresentamos pela primeira vez no Teatro Apolo, e que agora será apresentada no Teatro de Santa Isabel”, conta o maestro Wendell Kettle, professor de Departamento de Música, do Centro de Artes e Comunicação da UFPE, que assina a direção cênica, direção musical e a regência do espetáculo.

“Essa é a primeira incursão de Mozart, ainda em tenra idade, na composição do repertório dramático-operístico. Trata-se, na verdade de um singspiel – que é uma peça cantada entremeada por diálogos falados... mais tarde, Mozart viria a compor um outro singspiel o qual viria a ser uma das suas mais significativas obras do gênero operístico: “A Flauta Mágica”. O que mais nos anima nessa montagem é que ela se presta de modo singular à formação de público em ópera, de modo que teremos duas récitas gratuitas para alunos das redes públicas estadual e municipal de ensino”, conclui o maestro.

O enredo trata das desventuras de Bastiana, uma jovem camponesa que pensa que seu amado, Bastião, a deixou por estar interessado em outra dama. Desesperada, e almejando reconquistar seu grande amor, ela recorre à ajuda do Mago Colá. A trama se desenvolve em torno dos hilários conselhos dados pelo mago, tanto para Bastiana quanto para Bastião.

Esta montagem tem cenário e figurinos concebidos por Marcondes Lima, professor do Departamento de Artes, e contará com legendas e será cantada em português, com tradução do alemão pelo maestro Wendell Kettle.

Elenco
Bastiana: Aryma Nascimento
Bastião: Elias Marques
Mago Colá: Anderson Rodrigues

Grupos artísticos
Academia de Ópera e Repertório e Sinfonieta UFPE

Direção cênica, musical e regência: Wendell Kettle
Cenário, figurinos e direção de arte: Marcondes Lima
Produção executiva: Jéssica Soares

Data da última modificação: 05/12/2019, 16:35