Voltar

Grupo Contracantos se apresenta no Janeiro de Grandes Espetáculos

Apresentação será no dia 24 deste mês, às 20h, no Teatro de Santa Isabel

O grupo Contracantos, do Departamento de Música da UFPE, participará da 24ª edição do Janeiro de Grandes Espetáculos, com o concerto “Povo Brasileiro: Cantos do Nordeste”. A apresentação será no dia 24 deste mês, às 20h, no Teatro de Santa Isabel. Os ingressos custam R$ 40 (inteira) e R$ 20 (meia) e podem ser adquiridos antecipadamente pelo site Compre Ingressos ou de segunda a sábado, das 11h às 19h, pelo telefone (81) 2626.2605.

“Povo Brasileiro: Cantos do Nordeste” é um concerto musical com elementos teatrais que apresenta a cultura brasileira por meio de um repertório com peças nordestinas valorizando as diferentes matrizes da formação de nosso povo. O concerto incorpora música vocal e instrumental, aliada a elementos da poesia de cordel, gestos sonoros e ritmos pernambucanos. O programa é baseado em obras musicais de tradição oral: aboios, toadas de maracatu, cirandas, coco, caboclinho e frevo, entre outros.

O grupo vocal Contracantos foi criado em 2002 pelo maestro e professor da UFPE Flávio Medeiros e, durante os anos seguintes, se tornou um dos principais grupos vocais do Nordeste brasileiro, realizando concertos pelo país e em países como França, Suíça e Estados Unidos. O grupo transita por repertórios variados que vão do erudito ao popular, em concertos a cappella ou acompanhados por orquestras sinfônicas ou grupos de câmara. 

A formação atual do grupo Contracantos conta com Fábia Sobral, Maria Aida Barroso, Mariane Mariz, Sue, Tarcyla Perboire, como sopranos; Adriana Carla, Lúcia Helena, Surama Ramos, Virgínia Cavalcanti, Winnie Kassimo, como contraltos; Eudes Naziazeno, Isaac Pedro, Jadiel Gomes, Mario Monteiro, Matheus Soares, como tenores; e Luiz Kleber Queiroz, Guilherme Jacobsen, Osvaldo Pacheco, como baixos. A regência e a direção musical é do professor Flavio Medeiros.

FESTIVAL – Um dos eventos mais longevos do calendário cultural de Pernambuco, o Janeiro de Grandes Espetáculos chega à sua 24ª edição com 64 espetáculos em teatro, dança, música e atividades paralelas. O evento, que passa a ser chamado de Festival Internacional de Artes Cênicas e Música de Pernambuco, será nos dias 10 a 28 de janeiro, ocupando teatros e espaços alternativos do Recife. A programação completa e outras informações podem ser conferidas no site do evento.

Data da última modificação: 08/01/2018, 18:25