Voltar

Concerto gratuito no Santa Isabel celebra a música de Camargo Guarnieri .

Haverá apresentação da Sinfonieta e Coro de Solistas da Academia de Ópera e Repertório da UFPE, sob a regência do maestro Wendell Kettle (UFPE). Com informações da Fundarpe

Com informações da Fundarpe

Dando continuidade à série de concertos “A maravilhosa música clássica brasileira”, a Secretaria de Cultura e a Fundarpe, do Governo de Pernambuco, e a UFPE promovem, amanhã (5), a partir das 20h. o concerto coral-sinfônico “Camargo Guarnieri – 110 anos”. O concerto, aberto ao público, ocorrerá no Teatro Santa Isabel, com a Sinfonieta e Coro de Solistas da Academia de Ópera e Repertório da UFPE, sob a regência do maestro Wendell Kettle, professor do Departamento de Música da UFPE. Os ingressos começarão a ser distribuídos uma hora antes do evento.

Foto: Divulgação/Secretaria de Cultura

O concerto ocorrerá no Teatro Santa Isabel

Camargo Guarnieri é um pilar fundamental na história da música erudita brasileira e do movimento nacionalista modernista da primeira metade do século XX. Sua obra possui forte vínculo com a cultura nacional – principalmente com a música e a literatura. Em sua obra se destacam a ópera Pedro Malazarte (1932), os Concertos para Violino e Orquestra (1942), a Suíte Vila Rica (1958) e a Sinfonia Nº 5 (1977). Morreu aos 85 anos, em São Paulo, logo depois de receber o Prêmio Gabriela Mistral, pela OEA (Washington), com o título de Maior Compositor Contemporâneo das Três Américas.

De forma rebuscada e extremamente elaborada, Camargo dialogou em suas composições com temas folclóricos, buscando traduzir a alma do povo brasileiro. “A expectativa para este concerto de celebração dos 110 anos de Guarnieri é a melhor possível. É um privilégio para a Sinfonieta UFPE e o Coro de Solistas da Academia de Ópera e Repertório da UFPE poder celebrar um gênio da nossa música com a apresentação de um repertório tão especial e pouco tocado no Brasil, de modo que convidamos a toda a sociedade pernambucana para celebrar conosco”, comenta o maestro Wendell Kettle, diretor musical e regente do espetáculo.

Programa

Abertura Festiva (São Paulo, 1971)

Concerto n.º 1 para Violino e Orquestra (São Paulo, 1940)
I. Heroico
II. Com grande calma
III. Muito alegre e ritmado
Solista: Yuri Tavares, violino

Missa Dilígite, para Coro e Orquestra (São Paulo, 1972)
I. Kyrie
II. Gloria
III. Sanctus
IV. Agnus Dei

Solistas: Nadja Sousa, soprano
Mônica Muniz, mezzo-soprano
Matheus Soares, tenor
Tiago Costa, barítono

Sinfonia n.º 5 para Coro e Orquestra (São Paulo, 1977)
I. Lento – Allegro impetuouso
II. Lento nostálgico
III. Allegro sinfônicas.

Data da última modificação: 04/09/2017, 14:11