Conquistas dos Alunos Conquistas dos Alunos

Voltar

Alunos do MPA têm trabalho aceito no Encontro Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ambiente e Sociedade

Comunicamos com muita satisfação que dois grupos de nossos alunos da Turma III tiveram seus trabalhos aceitos no Encontro Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ambiente e Sociedade, a ser realizado nos dias 17 a  20 de maio, em Brasília Estes trabalhos foram frutos da disciplina de Ética e Responsabilidade Social Empresarial ministrada pela Profa. Dra. Carla Regina Pasa Gómez.

Desenvolvimento sustentável: um diagnóstico na Universidade Federal de Pernambuco

Autores: Carla Ionara Xavier da Silveira Cardoso, Roberta Macedo Baudel, Vanessa Marinho dos Santos e Wilza Maria Aparecida de Melo Estrella.

Resumo: O presente trabalho trata de um relato de pesquisa desenvolvida na Disciplina Ética e Responsabilidade Social do Mestrado Profissional em Administração da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Este estudo busca oferecer informações sobre as ações desenvolvidas na Universidade Federal de Pernambuco com vistas a promover a maior divulgação e a mobilização social na tentativa de diminuir a fragmentação e superposições de projetos nos centros acadêmicos e em suas unidades administrativas.  A base da proposta foi um levantamento das práticas de sustentabilidade ambiental no campus universitário para estabelecer um diagnóstico da situação da UFPE em relação à Agenda 21 e Agenda A3P, propondo estratégias de planejamento para as práticas sustentáveis na UFPE. A situação da Universidade Federal de Pernambuco é a de desenvolvimento de alguns projetos de melhoria do uso dos recursos naturais, a exemplo de tecnologias de reaproveitamento da luz solar para transformação de energia elétrica, sistemas de redução de consumo de energia elétrica, combate ao desperdício de água, coleta seletiva de resíduos sólidos, uso das folhas das árvores (biomassa) para a produção de energia elétrica, entre outros. No entanto, essas práticas acontecem de maneira quase que isolada em seus núcleos de desenvolvimento e, por esse motivo, não são divulgadas para a comunidade acadêmica e, portanto, não provoca um aumento da capacidade de mobilização e de envolvimento social.

Congruências e incongruências da gestão integrada de resíduos sólidos na UFPE

Autores: Kaline Maria Tenório Salviano, Leidijane da Silva Dias, Regina Coeli Lafayette Neves e Tâmara Rafaela de Almeida Costa Lima.

Resumo: As instituições públicas têm sido motivadas a implementar iniciativas estratégicas e a adoção de uma política de Responsabilidade Socioambiental no setor público. A universidade pública, com o seu papel de construtora e disseminadora de conhecimento, tem sido impelida a contribuir no enfrentamento das questões ambientais, buscando estratégias inovadoras que repensem os atuais padrões de produção, consumo, bem como os objetivos econômicos, inserindo componentes sociais e ambientais. Este artigo tem como objetivo identificar as políticas aplicadas na Universidade Federal de Pernambuco com intuito de analisar as práticas desenvolvidas gerando a reflexão sobre a gestão do resíduos sólidos e o papel da universidade na sua disseminação.

Data da última modificação: 27/09/2017, 15:38