Navegação Navegação

O Moinho Jurídico O Moinho Jurídico

Espaço de ensino, pesquisa e extensão vinculado ao Centro de Ciências Jurídicas (Faculdade de Direito do Recife), da UFPE, criado em 2005, como Grupo de Pesquisa no CNPq.

O que agrega docentes e discentes no Moinho Jurídico é a disposição para moerinformações visando observar, sob a ótica interdisciplinar, a eficácia jurídica e social de direitos fundamentais.

 

Objetivos e Atuações

Atuações 

os que fazem o Moinho Jurídico atuam no âmbito da graduação e pós-graduação de direito, ministrando, desenvolvendo e orientando cursos, pesquisa e extensão.

Além dos encontros voltados à ministração de cursos regulares, no Moinho Jurídico ocorrem atendimento a discentes, além de reuniões semanais de estudo e pesquisa, quando são debtidos textos previamente escolhidos e indicados à leitura.

 

Objetivos

promover formação interdisciplinar de profissionais científicos e técnicos no campo do direito, sem por isso excluir docentes e discentes de outras áreas do conhecimento interessados em se agregar, através de sua qualificação para o exercício da pesquisa, do ensino acadêmico e de profissões técnicas do direito, tanto no setor publico quanto privado.

 

Temáticas  Envolvidas

Direitos fundamentais, direitos humanos e sociedade

Decisão jurídica e direitos humanos

Democracia, políticas e constituição

Sociologia do direito

Criminologia

Direito processual civil

Direito à saúde

Inovação, tecnologia e propriedade intelectual

 

Pesquisadores

 

Alexandre Freire Pimentel (currículo lattes)

Professor Adjunto da Faculdade de Direito do Recife/CCJ/UFPE e Professor da UNICAP.
Formação: Doutor em Direito pela UFPE (2003). Pós-doutor pela Universidade de Salamanca (USAL)-Espanha (2011-2012).
Atuação: leciona direito processual civil na Faculdade de Direito do Recife (FDR-UFPE).
Áreas de Interesse: direito processual civil; direito de informática e lógica.

 

Artur Stamford da Silva (currículo lattes)

Professor Associado da UFPE/CCJ (Faculdade de Direito do Recife). Pesquisador 2 de Produtividade do CNPq.
Formação: Doutor (2002) e Mestre (1997) em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco. Diplomado em Estudios Avanzados de Tercer Ciclo (2000) do Doutorado de Derechos Humanos y Desarrollo pela Universidad Pablo de Olvaide-Sevilla-Espanha.
Atuação: leciona sociologia do direito na Faculdade de Direito do Recife (FDR-UFPE); Teoria sociológica do direito, Pesquisa e Direito no Programa de Pós-graduação em Direito (PPGD-UFPE); Teoria e sociologia da propriedade intelecutal, no Programa de Pós-graduação em Inovação Terapêutica (PPGIT-UFPE) e Sociologia Jurídica dos Direitos Humanos, no Programa de Pós-graduação em Direitos Humanos da UFPE. Vice-Presidente da Associação Brasileira de Pesquisadores em Sociologia do Direito (ABraSD). Diretor de Propriedade Intelectual da DINE/UFPE (Diretoria de Inovação e Empreendedorismo/PROPESQ/UFPE). 
Áreas de Interesse: Sociologia do direito; Teoria, metodologia e pesquisa sociológica do direito; Linguagem, discurso e sociedade; Inovação tecnológica e sociedade.

 

Bruno Galindo (currículo lattes)

Professor Adjunto da UFPE/CCJ (Faculdade de Direito do Recife).
Formação: Doutor (2004) e Mestre (1999) em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco. Em seu doutorado fez Estágio Doutoral na Universidade de Coimbra, em 2003.
Atuação: leciona direito constitucional na Faculdade de Direito do Recife (FDR-UFPE); Decisão Jurídica e Teoria Crítica da Constituição no Programa de Pós-graduação em Direito (PPGD-UFPE).
Áreas de Interesse: constitucionalismo, direitos humanos; direito à saúde.

 

Gustavo Ferreira Santos (currículo lattes)

Professor Adjunto da UFPE/CCJ (Faculdade de Direito do Recife). Professor Assistente da UNICAP. Pesquisador 2 de Produtividade do CNPq.
Formação: Doutor (2002) em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco. Mestre (1996) em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina.
Atuação: leciona direito constitucional na Faculdade de Direito do Recife; Dimensões da Eficácia dos Direitos Fundamentais, no Programa de Pós-graduação em Direito (PPGD-UFPE); Constitucionalismo, Democracia e Cidadania, no Programa de Pós-graduação em Direitos Humanos (PPGDH-UFPE).
Áreas de Interesse: constitucionalismo, direitos humanos e democracia.

 

João Paulo Allain Teixeira (currículo lattes)

Professor Adjunto da UFPE/CCJ (Faculdade de Direito do Recife). Professor Assistente da UNICAP. Professor Titular da AESO.
Formação: Doutor (2004) e Mestre (1998) em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco.
Atuação: leciona filosofia do direito na Faculdade de Direito do Recife; leciona Racionalidade, Democaracia e Decisão Jurídica no PPGD-UFPE. Avaliador do MEC. Leciona Filosofia do direito na FDR; Racionalidade democrática e decisão jurídica, no Programa de Pós-graduação em Direito (PPGD-UFPE).
Áreas de Interesse: constitucionalismo, direitos humanos, discurso.

 

DEMAIS PESQUISADORES

Ver Grupo de Pesquisa Moinho Jurídico no site do CNPq (http://dgp.cnpq.br/buscaoperacional/detalhegrupo.jsp?grupo=00216013DKU5FM)