Notícias Notícias

Voltar

RELÓGIO DA FDR VOLTA A FUNCIONAR

O relógio da Faculdade de Direito do Recife, que durante anos estava parado, voltou a funcionar. O seu conserto foi incluído dentre as etapas da atual obra de restauração e foi contratado ao Sr. Laurindo Junior, que veio de São Luís do Maranhão ao Recife especialmente para isto. Fabricado em Paris, no longínquo ano de 1908, pela relojoaria francesa Societé des Etablissements Henry-Lepaute, representa uma importante peça da estrutura arquitetônica da FDR, dos tempos em que a maioria das pessoas não possuía relógios.


Estrutura interna do relógio. Foto: Humberto Carneiro.


O relógio interno é pequeno, e comanda o relógio grande externo, que movimenta seus ponteiros por um sistema de carretilhas. O relógio tocará a cada 15 minutos. Segundo o restaurador, este intervalo é próprio da estrutura original do equipamento.
 

Sr. Laurindo Junior, responsável pela restauração do Relógio. Foto: Humberto Carneiro.

Placa de registro da relojoaria francesa Societé des Etablissements Henry-Lepaute, fabricante da peça. Foto: Humberto Carneiro.

Em 1982, na direção do Prof. Pinto Ferreira, também foi registrada a recuperação da peça, que se encontrava então parada há quase 15 anos. Naquela época, registrava o Diretor no Diário de Pernambuco que: <<O relógio marca agora as horas, os sinos badalaram, é o sinal do chamamento e da convocação de todos para a recuperação da velha Escola>>. Que estas palavras ecoem os mesmos sentimentos em favor da conservação do patrimônio que é a FDR.

REFERÊNCIAS:
FERREIRA, Pinto. O relógio e o sino da Faculdade de Direito do Recife. Diário de Pernambuco. Recife, 2 dez. 1982. Disponível em: http://memoria.bn.br/DocReader/DocReader.aspx?bib=029033_16&PagFis=44421&Pesq= RELOGIO%20FACULDADE%20DE%20DIREITO