Notícias Notícias

Voltar

Faculdade de Direito do Recife comemora seus 190 anos com exposição e eventos

Fonte: Ascom UFPE

No dia 11 de agosto de 1827 nascia, por meio de um decreto imperial, a Faculdade de Direito do Recife (FDR). Instalada, inicialmente, no Mosteiro de São Bento, em Olinda, foi transferida, no ano de 1911, para o prédio de arquitetura eclética, localizado na área central do Recife, onde permanece até hoje. Parte desse história pode ser conferida na exposição “História dos 190 anos da FDR”, inaugurada hoje (11), durante sessão solene de comemoração aos 190 anos da FDR. A solenidade foi realizada pela manhã, no Salão Nobre da faculdade.

Fotos: Passarinho 

Reitor destacou necessidade de vínculo da Universidade com a sociedade 

“A faculdade tem uma história longa, bonita, de períodos de grandezas e também de sofrimentos. Possuímos um passado muito forte, mas precisamos garantir um futuro promissor. Temos muito por fazer”, afirmou o diretor da FDR, professor Francisco Queiroz. Ele foi seguido da presidente do Diretório Acadêmico, Alice Cisneiros, que destacou a importância da luta pela manutenção de uma universidade plural. “Cada vez mais a gente vem vendo uma faculdade plural, com mais mulheres, mais negros, mais pobres. E, hoje, a gente vive um contexto de precarização do ensino público, com cortes no orçamento. A gente tem que lutar para que as mudanças continuem acontecendo, mesmo nesse contexto difícil”, disse.


O curador da exposição, Humberto Carneiro, apresentou a exposição ao reitor 

O reitor Anísio Brasileiro reforçou a importância da luta por uma universidade pública, de qualidade, e diversa, além de enfatizar o vínculo necessário com a sociedade. “Precisamos estar mais próximos da população. A internacionalização precisa ser fortalecida, assim como a interdisciplinaridade. O nosso desafio é a integração em todos esses aspectos e o nosso norte deve ser o conhecimento”, afirmou. 

O professor da FDR e curador da exposição, Humberto Carneiro, aproveitou a oportunidade para falar da mostra. “A FDR tem, como patrimônio material, este prédio, a biblioteca de obras raras e o arquivo histórico. Os materiais expostos no hall da faculdade representam uma pequena seleta da nossa história. O propósito da exposição é trazer consciência da importância e da responsabilidade em preservar a história da faculdade, que não é da instituição, mas do povo brasileiro”, afirmou.

EXPOSIÇÃO – Composta por uma seleção de documentos históricos e de obras raras da biblioteca da FDR, a mostra tem o objetivo de expor o trabalho produzido pela instituição e o resultado desse esforço institucional. Entre os documentos históricos, o público poderá conferir peças como um diploma do começo do século XX; o livro “História da Faculdade de Direito do Recife”, de 1927, de autoria do jurista Clóvis Beviláqua; e a primeira edição da Revista Acadêmica da Faculdade de Direito do Recife, de 1891, publicação que, desde 2011, está em formato digital.

Instalada no hall de entrada da Faculdade de Direito do Recife, até o dia 31 deste mês, a exposição pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 8h às 22h. A entrada é gratuita e aberta ao público.

UFPE 70 ANOS – Hoje à noite, a UFPE realiza a solenidade de comemoração dos 190 anos da Faculdade de Direito do Recife, no âmbito do encerramento das celebrações pelos 70 anos de criação da UFPE. Durante a cerimônia, que será presidida pelo reitor Anísio Brasileiro, a partir das 18h30, no Mosteiro de São Bento, em Olinda, local onde foi instalado o curso jurídico que deu origem à FDR e à UFPE, será prestada homenagem a personalidades com outorga de medalhas. Haverá concerto sinfônico, com o Coro Universitário Opus 2, Grupo Vocal Contracantos e Sinfônica da UFPE, sob regência de Flávio Medeiros e Maria Aida Barroso. 

Mais informações
Centro de Ciências Jurídicas
(81) 2126.7858 / 7857