Notícias Notícias

Voltar

EXPOSIÇÃO: A FACULDADE DE DIREITO DO RECIFE EM POSTAIS - COLEÇÃO FRANCISCO BARROS

 

Uma das formas mais eficazes de revisitar a memória é através de imagens. Por isso, mesmo antes da invenção da fotografia, a humanidade tem registrado imagens das mais variadas temáticas. Esses registros significam muito mais que a captura de uma cena: são a eternização de momentos que, ao longo dos anos, poderão contar a história de uma pessoa ou grupo, de uma época, de um local, de uma instituição.

 

Antes das redes sociais, as atualizações de viagens eram comumente feitas através de cartões postais. Muito utilizados nos séculos XIX e XX, os postais facilitavam o envio de uma mensagem e permitiam mostrar os lugares, pois são sempre estampados com uma bela imagem que pode ser fotografada, desenhada ou pintada. Menos populares nos dias atuais, os postais são mais cobiçados por colecionadores e alguns constituem verdadeiras relíquias, visto que servem como um registro de memória.

 

É exatamente isto que representa a coleção do Professor Francisco Barros: a memória da Faculdade de Direito do Recife contada através de cartões postais. Segundo o professor, ele começou a coleção a partir do desejo de acompanhar a transformação urbana ao redor da FDR com a passagem do tempo: 

 

  “A coleção surgiu quando, há alguns anos, vi dois postais antigos - da época da inauguração do Palácio da FDR - e saltou aos olhos o diálogo entre a permanência da edificação e a transitoriedade do entorno. Passei a colecionar esses postais pelo testemunho que trazem sobre a evolução urbanística da área e pela sua capacidade de comunicarem, pelos Correios, a excepcional beleza de nossa Faculdade a vários locais do mundo”. - Francisco Barros

 

Com o total de 41 postais, a coleção foi adquirida por meio de leilões e feiras de antiguidades. Os cartões foram impressos no Recife, em São Paulo e, até mesmo, na França e na Itália!

 

A fim de oportunizar ao público o contato com esses importantes registros, o projeto Memória Acadêmica da Faculdade de Direito do Recife convida todos para apreciarem a exposição e fazerem uma leitura da história da FDR, contada pelas imagens estampadas nesta coleção tão singular. A abertura será no dia 14 de março, às 18h, no Hall de entrada da Faculdade de Direito do Recife e permanecerá até o dia 28 de março.