Notícias Notícias

Voltar

CURIOSIDADE: Monte Pio Acadêmico - Um auxílio financeiro aos estudantes menos favorecidos

 

Monte Pio Acadêmico - Um auxílio financeiro aos estudantes menos favorecidos 

No ano de 1855, estando o Curso Jurídico já instalado no Recife, criou-se uma instituição chamada Monte Pio Acadêmico, tendo como presidente o professor Lourenço Trigo de Loureiro. A finalidade era auxiliar financeiramente os estudantes menos favorecidos que demonstrassem amor aos estudos e bons resultados nos exames preparatórios.

O auxilio aos estudantes contava com o pagamento das matriculas da Faculdade e uma subscrição anual do Gabinete Português de Leitura, sendo perdido o auxilio caso os estudantes sofressem reprovação. O Monte Pio Acadêmico sempre teve muito prestígio entre os professores e alunos pela sua nobre finalidade. Os estudantes que possuíam melhores condições doavam mensalmente parte de seus rendimentos, normalmente mesada recebida da família, para que esse dinheiro fosse distribuído entre aqueles mais humildes, de modo a impedir que bons alunos tivessem de largar os estudos por razões financeiras.

Na Memória Histórica de 1863, o professor Antônio Vasconcelos de Drummond lamenta o desaparecimento do Monte Pio, dando a entender que este já havia encerrado suas atividades há algum tempo, sendo restaurado por iniciativa dos próprios estudantes no ano seguinte, 1864, assumindo a presidência o mesmo Antônio Vasconcelos de Drummond.