Notícias Notícias

Voltar

Bibliotecários notáveis da FDR

 

No dia 12 de março comemora-se no Brasil o dia do Bibliotecário. Conheça alguns dos bibliotecários mais notáveis que passaram pela Faculdade de Direito de Recife. Alguns destes, mesmo sem formação acadêmica na área – por não haver ainda curso de Biblioteconomia no Brasil – desenvolveram trabalhos memoráveis à frente da Biblioteca da FDR.

 

 

Clóvis Bevilaqua (1859-1944) - Bacharel pela Faculdade de Direito do Recife (FDR) em 1882, assume cargo de bibliotecário da Biblioteca da FDR, em 30 de junho de 1884, realizando várias atividades descritivas, como o catálogo bibliográfico de acordo com o Estatuto. Por ter tido grande contato com o acervo da instituição, conseguiu adquirir vasto conhecimento, que contribuiu para sua formação intelectual, publicando em 1927, o livro História da Faculdade de Direito do Recife, grande obra de referência para pesquisadores interessados na memória institucional da FDR.

 

 

Manuel Cícero Peregrino da Silva (1866-1956) - Bacharel pela Faculdade de Direito do Recife (FDR) em 1885.  Serviu como bibliotecário da Biblioteca da FDR 2 (duas) vezes, sendo a 1ª em 9 de julho de 1889, e a 2ª  em  9 de janeiro de 1892. Sua gestão foi conhecida pelo grande avanço, transformando a Biblioteca em uma unidade viva, que começou a receber mais leitores e estreitou as relações com os estabelecimentos contingentes. Seu reconhecimento foi abordado na Memória Histórica de Eugênio de Barros, em que o autor enaltece a sua competência. Em 1900, foi nomeado Diretor da Biblioteca Nacional (no Rio de Janeiro), onde teve papel importante para Bibliografia, Biblioteconomia e Documentação Brasileira, revolucionando os serviços das unidades de informação. Foi responsável pela criação do curso de Biblioteconomia na Biblioteca Nacional, 1º da América Latina e o 3º do mundo.

 

 

Edson Nery da Fonseca (1921-2014) - Ingressou na Faculdade de Direito do Recife (FDR) em 1942, tendo que interromper seus estudos em 1943, por ser convocado para o serviço militar.  Em 1946, assume cargo, por nomeação da Prefeitura Municipal do Recife, para Diretoria de Documentação e Cultura (DDC), em que lhe é proporcionada uma bolsa de estudos no curso de Biblioteconomia da Biblioteca Nacional no Rio de Janeiro, concluindo em 1947. Em 1948, é coordenador do curso de Biblioteconomia, oferecido pela Prefeitura do Recife. Posteriormente, o curso é transferido para a Universidade do Recife, tendo suas aulas ministradas na Biblioteca da FDR. Em 1948 exerce o cargo de diretor da Biblioteca da FDR e ministra aulas no curso de Biblioteconomia. Na Biblioteca da FDR, planejou e dirigiu a reorganização do seu valioso acervo, que se encontrava abandonado.

 

 

Eunice Coutinho Robalinho de Oliveira Cavalcanti (1911-) - Bacharel em Biblioteconomia em 1949, teve aulas com o ilustre Edson Nery da Fonseca.  Assumiu cargo de bibliotecária e diretora da Biblioteca da Faculdade de Direito do Recife (FDR), em 21 de janeiro de 1949, servindo também como professora do curso de Biblioteconomia. Na Biblioteca da FDR teve o reconhecimento do seu trabalho como de “elevada estima e alta consideração”.