Notícias Notícias

Voltar

20 de outubro: Dia do Arquivista

Hoje é comemorado o Dia do Arquivista. O dia foi instituído em 20 de outubro, em menção à data de propositura de um projeto, do deputado Pedro de Araújo Lima, o Marquês de Olinda, que consistia na criação de um Arquivo Público no Brasil.

 

A iniciativa foi consagrada na Constituição de 1824, mas só foi regulamentada em 1838, durante a menoridade de D. Pedro II. Nesta época, o Marquês foi regente do Império e o Arquivo foi finalmente criado, originado o atual Arquivo Nacional.

 

O Marquês de Olinda também foi o primeiro diretor da FDR, na época que o curso jurídico era em Olinda. Ele ocupou efetivamente o cargo por pouco tempo, dedicando-se mais à política.

 

Em 1971, também em 20 de outubro, ocorreu a inauguração da Associação dos Arquivistas Brasileiros (AAB), consagrando a data comemorativa desses profissionais.

 

MAS QUAL FUNÇÃO DO ARQUIVO?

O arquivo é um conjunto de documentos, pessoais ou públicos, armazenados de forma ordenada, cujo objetivo é a guarda e a conservação.

Esses documentos, que são gerados de acordo com suas atividades e funções, tem finalidade primária de servir à administração, também dizendo respeito às questões legais de uma instituição e/ou de pessoa física.

Porém, ao decorrer do tempo, esses documentos podem se transformar em base para conhecimento histórico, tendo o arquivo função de contribuir para acesso a informação e preservação da memória.

E A DO ARQUIVISTA?

 

Os Arquivistas são profissionais responsáveis pelo tratamento e gerenciamento de documentos com objetivo de preservação da memória e disseminação da informação.

 

Assim, tem função de atender as demandas administrativas do acervo, zelando pela sua organização e disponibilização para o público com o objetivo de garantir o acesso desses documentos pela sociedade.

 

Por essas competências, podem atuar em empresas privadas, instituições públicas, centros culturais, hospitais, museus, bibliotecas, internet, enfim, em todo local que necessite de organização de documentos.

 

ARQUIVISTAS DA FDR

 

Apesar das origens do arquivo remontar a séculos na história da humanidade, a arquivologia só ganhou um caráter científico em meados do século XIX, regulamentando-se como profissão. Por essa razão, durante muitos anos, a ocupação do cargo de arquivista não era exercida por profissionais da área.

No arquivo da Faculdade de Direito do Recife, por exemplo, só em 2012 que os primeiros profissionais com graduação em Arquivologia e/ou pós-graduação em áreas afins passaram a integrar o corpo da instituição. Veja lista dos arquivistas no final dessa matéria.

 

BREVE HISTORIA DO ARQUIVO DA FDR

A criação do arquivo da FDR está relacionada com a origem do curso jurídico de Olinda no ano de 1827, surgindo com a finalidade de suprir as demandas de armazenamento e organização da documentação administrativa da instituição.

Durante anos, o arquivo passou por várias localizações, acompanhando a trajetória da FDR, sendo seu primeiro endereço, no Mosteiro de São Bento, em Olinda, em 1828. Em 1852, transfere-se para o Palácio dos Governadores, situado no alto da Ladeira do Varadouro, em Olinda. Posteriormente, em 1854, transfere-se para Rua do Hospício, no Recife, ocupando um velho sobrado, conhecido como Pardieiro.

Pela péssimas condições desse prédio, a FDR e o arquivo passa a funcionar no Colégio dos Jesuítas, na Praça 17. Em 1912, muda-se para o porão do Palácio da FDR, na Praça Adolfo Cirne, permanecendo cerca de 84 anos até se instalar para o Anexo II da Faculdade de Direito do Recife, local atual em que o prédio se encontra, desde 1996. Esse prédio já foi sede da Reitoria, na gestão do seu primeiro Reitor Joaquim de Almeida Amazonas. Vale salientar que o arquivo só reabre a porta ao público em 11 de agosto de 2014, em solenidade presidida pelo reitor Anísio Brasileiro, com presença de servidores Centro de Ciências Jurídicas.

O Horário de funcionamento do arquivo da FDR é de segunda a sexta das 07h às 12h e das 13h às 16h, sendo o atendimento ao público de Segunda a Sexta das 08h às 12h e das 13h às 15h:30.

As solicitações de consulta ao acervo e agendamento de visitas podem ser feito pelo telefone (81) 2126 - 7892 ou pelo e-mail arquivo.ccj@ufpe.br.

 

LISTA ARQUIVISTA FDR

 

1828-1931

Chefes das Seções do Arquivo e do Museu

Bel. João Cabral de Mello Filho1 –

Bel. Alfredo Carneiro Campello2 –

Arquivistas:

Bel. Manoel Arthur Muniz

Bel. Albino Meira Filho

Oscar de Andrade Vaz de Oliveira

Bel. Jayme Regueira Costa

Bel. João Barretto de Menezes

Bel Garcilaso Velloso Freire

 

1931-1942:

Dr. Arnoldo Beiró de Miranda – Arquivista.

 

1942-1960:

Arquivista:

Luiz Leite Soares – Arquivista.

Arquivista interina:

Norma Maria Camara Oliveira – Arq. Intª Class. E;

Auxiliadores de arquivista:

.Norma Maria Camara Oliveira – Esc. Datilógrafos

Maria Edwigs da Silva – Escriturário

Murilo de Albuquerque Carneiro Lacerda – Escriturário

Ary Lima Ribeiro Rosa – Escriturário

Sr. Luiz Angelo Fioravante Pires Ferreira – Datilografo

Amaro Ferreira dos Santos – Servente

 

1960-2012:

Srs. Aldemir Sebastião dos Santos – Assistentes em Administração

Klênio Barbosa Garret – Assistentes em Administração

 

2012-2017:

Sanderson Lopes Dorneles – Arquivista;

Valeria Diniz Araújo Dorneles – Arquivista;

Danielle Alves de Oliveira – Arquivista;

Ingrid Rique da Escóssia Pereira – Técnica em Arquivo;

Elivanda Pereira de Souza – Técnica em Arquivo;

Jandira Alves da Silva – Auxiliar em Administração.

 

 

 

 

 

 

 

REFERÊNCIAS:

 

 

 

Blog do Diário de Pernambuco. Pernambuco, História & Personagens: Pedro de Araújo Lima, o Marquês de Olinda. 2016. Disponível em:

<http://blogs.diariodepernambuco.com.br/historiape/index.php/2016/10/30/pedro-de-araujo-lima-o-marques-de-olinda/> Acesso em: 19 de outubro de 2018.

 

Câmara dos deputados. A História da Câmara dos Deputados: Pedro de Araújo Lima. Disponível em:< http://www2.camara.leg.br/a-camara/conheca/historia/presidentes/pedro_lima2.htm> Acesso em: 19 de outubro de 2018.

 

Ministério da Justiça. Arquivo Nacional. Pedro de Araújo Lima: conheça o fundador do Arquivo Nacional. Disponível em: <http://arquivonacional.gov.br/br/component/tags/tag/pedro-de-araujo-lima.html> Acesso em: 19 de outubro de 2018.

 

UFPE. CCJ: Personalidades: Pedro de Araújo Lima. Disponível em <https://www.ufpe.br/ccj/sobre/diretores-e-personalidades>. Acesso em: 19 de outubro de 2018.

 

UFPE. CCJ. Arquivo CCJ. Histórico. Disponível em: <https://www.ufpe.br/arquivoccj/sobre> Acesso em: 19 de outubro de 2018.

 

UNIRIO. Arquivologia: A profissão de Arquivista. Disponível em: <http://www.unirio.br/arquivologia/a-profissao-de-arquivista> Acesso em: 19 de outubro de 2018.