Publicador de conteúdo web Publicador de conteúdo web

O Núcleo Pedagógico (Nuped) foi criado, no início da atual gestão do Curso, em outubro de 2007, como espaço de articulação entre gestão, docentes e discentes de Medicina, mediante a discussão, planejamento e execução de estratégias de enfrentamento aos fatores impeditivos à consolidação do Projeto Pedagógico, implantado com a reforma curricular em 2003. Tem como objetivo analisar mudanças qualitativas no processo de ensino/aprendizagem com base no Projeto Pedagógico adotado em 2003, embasado nas Diretrizes Curriculares/2001 e na construção coletiva entre docentes, discentes e Coordenação do Curso de Medicina. 

O Nuped apresenta-se como principal estratégia política da atual Coordenação do Curso de Medicina, não substitui o Colegiado do Curso que é a instância maior de decisões, porém oferece maior flexibilidade e oportunidade de envolvimento daqueles comprometidos com o processo de reforma pedagógica em curso.

Na agenda do Núcleo se encontra, entre outros pontos, a discussão do sistema de avaliação do aprendizado discente, considerado, na maioria dos módulos, fragmentado, sem integração entre as áreas de conhecimento que os compõem. Face à dimensão teórico-metodológica do Projeto Pedagógico que atribui à avaliação um caráter processual constante, está  ainda expressa a incipiente comunicação intra e intermódulos, fragilizando a estrutura modular implantada. 

O Núcleo se reúne todas às quartas-feiras, às 10h, na sala 2. A primeira reunião aconteceu no dia 24 de outubro de 2007. As reuniões são abertas à participação de todos, docentes e discentes.  Até dezembro de 2009, foram realizadas 64 reuniões do NUPED.

Visando fortalecer as discussões, em 13 de novembro de 2007 foi criado um grupo virtual, que, em dezembro de 2009 conta com 197 inscritos. Posteriormente, com intuito de socializar as decisões / discussões, foi criado o INFORMES, boletim virtual semanal divulgando as reuniões do Nuped e todas as outras ações da Coordenação.  O INFORMES nº 1 foi publicado em 23 de novembro de 2007.  As discussões de todas as reuniões do NUPED encontram-se registradas nos INFORMES que estão disponibilizados neste site.  Até dezembro de 2009 foram publicados 84 INFORMES.