Dúvidas Frequentes Dúvidas Frequentes

1 - Estou concluindo a graduação, posso cursar o MBA?

Para realizar matrícula, é necessário apresentar documento comprobatório de conclusão da graduação (em instituição credenciada e reconhecida pelo MEC), com a data em que foi realizada a colação de grau.

2 - Qual a validade do diploma deste Curso?

Os alunos concluintes de curso de pós-graduação lato sensu oferecido pela UFPE, recebem um certificado com validade nacional.

3 - Portadores de diplomas de cursos seqüenciais e tecnólogos podem ser aceitos nos cursos?

Os tecnólogos já têm os seus cursos considerados como de graduação, portanto podem fazer cursos de pós-graduação lato sensu na UFPE. Os cursos sequenciais são cursos de nível superior, mas não de graduação, portanto, não são aceitos para a realização de cursos de pós-graduação lato sensu na UFPE, tendo em vista que a LDB estabelece que os cursos de pós-graduação são abertos a candidatos diplomados em cursos de graduação.

4 - O curso é reconhecido pelo MEC?

A UFPE tem autorização do MEC para o oferecimento de cursos de pós-graduação lato sensu.

5 - Quais as exigências mínimas que um curso de pós-graduação Lato Sensu deve obedecer?

De acordo com a resolução do Conselho Nacional de Educação/MEC, os cursos de pós-graduação têm que ter um mínimo de 360 horas de aula, não incluindo o tempo reservado para elaboração da monografia e 50% do corpo docente com titulação mínima de Mestre. Na UFPE, de acordo com resolução interna há outras exigências.

6 - Tenho diploma expedido fora do Brasil, como faço para participar do processo seletivo?

Os diplomas expedidos por instituições estrangeiras precisam estar revalidados no Brasil.

7 - Meu diploma da Graduação ainda não saiu porque acabei de me graduar. Posso me inscrever apresentando uma Declaração de Conclusão?

Para matrícula o interessado pode apresentar declaração de conclusão de curso, desde que a mesma contenha a data em que colou grau.

8 - Os documentos apresentados na inscrição devem necessariamente estar autenticados? E a autenticação deverá obrigatoriamente ser feita em cartório?

Os documentos podem estar autenticados em cartório ou por um servidor público.

9 - Inscrição e matrícula só podem ser feitas pelo candidato?

Inscrição e matrícula devem ser feitas pelo candidato. Entretanto, o candidato pode indicar alguém para o representá-lo por meio de procuração.