Cursos / Pós-graduação Cursos / Pós-graduação
XIII Curso Internacional sobre Doenças Tropicais
O LIKA promoverá, de 20 de outubro a 21 de novembro de 2008, o XIII Curso Internacional sobre Doenças Tropicais, como parte do Programa de Treinamento para Terceiros Países ou TCTP. Tal programa, estabelecido entre os governos do Brasil e do Japão, é parte do Programa de Cooperação Técnica Brasil-Japão, que se efetua no âmbito do Acordo Básico de Cooperação Técnica assinado entre os dois países. Por ser uma parceria brasileira-japonesa, o TCTP é coordenado pela Agência Brasileira de Cooperação – ABC, do Ministério das Relações Exteriores do Brasil, e pela Agência de Cooperação Internacional do Japão – JICA. Este programa é uma modalidade de cooperação técnica internacional e tem como objetivo transferir conhecimentos por parte de uma instituição brasileira de excelência, a qual já tenha recebido cooperação japonesa, para profissionais de países latino-americanos, africanos de língua portuguesa, e timorenses. O LIKA oferece aos participantes a organização do curso, professores, técnicos, equipamentos, aulas teóricas e práticas, materiais de estudo, estudos de campo e visitas externas. A JICA oferece passagem aérea, traslado na chegada e partida do país, acomodação, diárias para subsistência e assistência médica.
Objetivo Geral
O propósito deste curso é fornecer aos participantes a oportunidade de atualizar e elevar o nível dos conhecimentos e técnicas no campo da imunopatologia das doenças tropicais.
Período e Local do Curso
O XIII Curso Internacional sobre Doenças Tropicais será realizado no LIKA, dentro do campus da UFPE, de 20 de outubro de 2008 a 21 de novembro de 2008, com carga horária de 200 horas.
Contará com a presença de alunos representantes dos seguintes países: Cabo Verde, Guiné Bissau, Angola, Moçambique, São Tomé e Príncipe, Timor Leste, e participantes de Universidades do Norte e Nordeste brasileiro. O número de participantes não excederá 10 (dez) estrangeiros e 5 (cinco) brasileiros.
Programa
- Doenças diarréicas, 21 de outubro a 03 de novembro de 2008
- Esquistossomose, 04 a 17 de novembro de 2008
- Preparação e Avaliação dos Projetos de Pesquisa, 18 a 19/11/2008
- Workshop sobre doenças infecto-contagiosas, 20 a 21/11/2008.
Qualificação do Candidato
- Ser indicado pelo governo do solicitante e ser cidadão do país convidado.
- Ter diploma de curso universitário, nas áreas: médica ou biológica.
- Estar vinculado a uma instituição médica, a um laboratório clínico ou a um de pesquisas em doenças infecciosas, com experiência mínima de 02 (dois) anos.
- Não ser servidor militar.
- Estar em boas condições de saúde física e mental, a ser comprovada por atestado médico.
- Candidatos brasileiros deverão ser indicados pela Instituição, a qual pertencem.
Informações poderão ser solicitadas ao Prof. Dr. José Luiz de Lima Filho, Diretor do LIKA, à Prof. Dra. Maria Elizabeth C. Chaves, Coordenadora Executiva do TCTP e à Agência Brasileira de Cooperação, nos endereços que seguem:
LABORATÓRIO DE IMUNOPATOLOGIA KEIZO ASAMI - LIKA
Universidade Federal de Pernambuco
Av. Prof. Moraes Rego, s/n, Cidade Universitária
CEP: 50670-901 Recife - PE, Brasil
Tel: +55 81 2126.8484 | 2101.2504
Fax: +55 81 2126. 8485
Email: joseluiz60@gmail.com | mecchaves@hotmail.com
AGÊNCIA BRASILEIRA DE COOPERAÇÃO - ABC
Ministério das Relações Exteriores - Anexo I - 8o andar
CEP: 70170-900 Brasília - DF, Brasil
Telefone: +55 61 3411.6893 | 3411.6885 | 3411.6864
Fax: +55 61 3411.6894
O Programa de Pós-Graduação em Biologia Aplicada à Saúde (BAS), nos níveis de Mestrado e Doutorado, é sediado no Laboratório de Imunopatologia Keizo Asami (LIKA) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Sua aprovação pela CAPES deu-se com a classificação inicial 05.
O LIKA idealizado pelos cientistas brasileiro Aggeu Magalhães Filho e japonês Keizo Asami foi inaugurado em 23 de abril de 1986. Infelizmente, Prof. Keizo Asami faleceu seis meses antes e a UFPE em justa homenagem vinculou seu nome ao instituto de pesquisa.
O LIKA tornou-se Órgão Suplementar da UFPE em face de sua natureza multidisciplinar, interdepartamental e interinstitucional. Nele foram alocados pesquisadores majoritariamente originados dos departamentos do Centro de Ciências Biológicas e do Centro de Ciências da Saúde da UFPE, porém, sem desvinculá-los de seus departamentos de origem, importante detalhe para que eles não perdessem o essencial contato com os alunos da graduação e da pós-graduação.
Clique aqui para ver o documento na íntegra.