Voltar

Revista Intersemiose abre chamada de trabalhos

Interessados em submeter artigos para divulgação devem se inscrever até o dia 31 de maio

O Núcleo de Estudos de Literatura e Intersemiose (Neli-UFPE) abre chamada de trabalhos para publicação na “Intersemiose – Revista Digital” (Ano VIII, nº 12, ago/dez 2020). A nova edição está sendo organizada pela professora Maria do Carmo Nino (UFPE) e o professor Fernando de Mendonça (UFS).
Os interessados em terem seus trabalhos divulgados na edição devem enviar os artigos para o e-mail neliufpe@gmail.com até o dia 31 de maio deste ano.

A revista do Neli é voltada a professores, pesquisadores e estudantes e constitui espaço aberto para o estudo das diversas áreas de conhecimento e linguagens que dialoguem com a Literatura.

Nesta edição, o tema contemplado será “Intersemiose e Mise en Abyme”, a proposta é incentivar uma ampla discussão de obras que recorram a caminhos em composição especular, seja no direcionamento de textos que apontem para outros textos (obras dentro de obras), mas, especialmente, no caso de linguagens que se voltem para outras linguagens, desafiando a percepção e inovando as estéticas contemporâneas. 

A perspectiva da mise en abyme funciona como uma âncora teórica, denominador e ponto de interseção para reflexões críticas voltadas à relação da literatura com as outras artes (cinema, fotografia, música, pintura, teatro etc.). Advinda de uma técnica explorada por André Gide em seus romances e apontamentos ensaísticos, a partir dos últimos anos do séc. XIX, funcionando como instrumento de análise comparatista, pois instaura numa obra a reflexividade direta por outra(s) obra(s), seja através de semelhança ou de contraste. Destacando a percepção da influência destas relações no gesto criativo, em si mesmo. Uma obra que se constrói em abismo, segundo Dällenbach, vem também se desdobrar numa ‘autotextualidade’, em outras palavras, numa ‘intertextualidade autárquica’, passando a depender intrinsecamente do diálogo com outros textos e linguagens para subsistir como forma autônoma e original.

Para ter acesso às demais edições da Revista, conhecer um pouco o Neli, coordenado pelas professoras Ermelinda Ferreira e Maria do Carmo Nino, e saber mais sobre outras ações do grupo, acesse o site do Núcleo

Mais informações
Núcleo de Estudos de Literatura e Intersemiose
(81) 2126.8785

Data da última modificação: 27/03/2020, 16:29