Voltar

Minicurso sobre Linguística Histórica é realizado, de 22 a 26 deste mês

O professor Sérgio Meira, que possui mestrado e doutorado em Teoria e Análise Linguística, pela Rice University (Estados Unidos), vai ministrar o curso

A coordenação do curso de bacharelado em Letras e o Núcleo de Estudos em Teoria Gramatical (Neteg) realizam o minicurso “Introdução à Linguística Histórica: O Método Histórico-Comparativo”, com o professor Sérgio Meira. As atividades acontecem, de 22 a 26 deste mês, das 9h às 11h (todos os dias), no miniauditório 2 do Centro de Artes e Comunicação (CAC), no andar térreo. 

A proposta do minicurso é considerar a linguística histórica, um dos ramos mais antigos da linguística, tanto como disciplina em si (seus pressupostos teóricos e filosóficos e a validade de suas conclusões), quanto como metodologia de uso prático: o método histórico-comparativo e outros ancilares, a reconstrução de proto-fonemas e proto-formas a partir de material sincrônico de línguas relacionadas. 

Será também discutido o impacto do método na classificação de línguas relacionadas, bem como a interação com outras disciplinas históricas (a própria história, a arqueologia etc.). Os exemplos usados (sobretudo em exercícios) provirão em sua maioria de línguas indígenas brasileiras, mas material de outras famílias linguísticas (indo-europeu, fino-úgrico, austronésio) será também utilizado.

MINISTRANTE – O professor Sérgio Meira possui mestrado e doutorado em Teoria e Análise Linguística, pela Rice University (Estados Unidos). Com experiência na área de Linguística, com ênfase em Análise Linguística, ele atua principalmente nos seguintes temas: descrição linguística, linguística histórica, línguas karíb, línguas tupi, línguas sul-americanas, fonologia e morfologia.

Mais informações
Núcleo de Estudos em Teoria Gramatical (Neteg)

ufpe.neteg@gmail.com