Voltar

Coletânea reúne primeiras obras de Lucila Nogueira

Com curadoria de André Cervinskis, livro será lançado nesta quinta-feira (20)

A poetisa Lucila Nogueira, já falecida e que foi professora da UFPE, acorda mais uma vez, com sua mítica, imaginário particular e personalidade aguda com o livro “Lucila Nogueira: poesia reunida”. A publicação reúne três obras da fase inicial da carreira da poetisa carioca e recifense, sendo elas “Almenara” (1978), “A Dama de Alicante” (1990) e “Livro do Desencanto” (1991). A coletânea contou com a curadoria do crítico André Cervinskis e produção da Bersato Produção Cultural, por meio de incentivo do Funcultura. O evento de lançamento acontece na próxima quinta-feira (20), às 14h, em live realizada pelo Google Meet.  

O evento será realizado no formato de mesa-redonda mediada por Cervinskis. O debate sobre a vida e a obra da poetisa ficará por conta de Feliciano de Mira, artista multimídia, poeta, investigador e professor da Universidade de Coimbra, Virgínia Leal, professora aposentada do Departamento de Letras da UFPE, e Alexandre Maia, professor de Letras da UFPE com ênfase em Teoria Literária e Cultura Clássica. Ambos os professores da UFPE foram contemporâneos de Lucila à época em que ela foi docente da Pós-Graduação em Letras da instituição.

“Em uma época em que a cultura acontece em fenômenos e com rápida ascensão e decadência, precisamos falar sobre os grandes nomes e o porquê de eles importarem. Lucila, em alma independente, arrebatadora e questionadora dos próprios limites, é poesia que nos convida a contemplar a interculturalidade, o mítico e o ancestral. Com a poesia reunida, revisitamo-la e formamos uma iniciação poética da autora”, comenta André Cervinskis.

O livro representa um resgate das três primeiras obras da escritora, que apresentam a busca pelo equilíbrio entre a forma e o conteúdo e entre a estética e o desfrute literário. “Almenara”, “Dama de Alicante” e “Livro do Desencanto” trazem pinceladas sobre as raízes identitárias, míticas e miscigenadas de elementos culturais ibéricos, brasileiros, cristãos e celtas. A obra foi editada com tiragem de 1 mil exemplares que serão doados a bibliotecas e instituições de ensino. O projeto também contempla a doação de 50 audiobooks para a acessibilidade de pessoas com deficiência visual.

SOBRE LUCILA NOGUEIRA – Lucila Nogueira (Rio de Janeiro, 1950) foi uma poetisa, professora e crítica literária brasileira com identidade luso-galega, com, aproximadamente, 35 poesias e ensaios publicados, além de muitos artigos em revistas impressas e on-line. Foi professora do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), na qual ensinou disciplinas como Teoria da Poesia, Ideologia e Literatura, Literaturas de Expressão Portuguesa do Século XX e Literatura Hispano-Americana. Foi, também, presença constante em congressos e colóquios, abordando autores desde o período medieval à atualidade. Foi vencedora dos prêmios Othon Bezerra de Melo, em 1988, com “Oralidade e folclore nordestino na poesia de Ascenso Ferreira, Manuel Bandeira”, em 1978, com “Almenara”, e em 1986, com Quasar.

Data da última modificação: 18/01/2022, 16:06