Ensino de Graduação e Pós-graduação Ensino de Graduação e Pós-graduação

O INTM tem uma forte vertente para atuação na área de materiais e fabricação, com atividades em áreas de soldagem, corrosão, engenharia de superfície, revestimentos, usinagem, ensaios mecânicos, caracterização de materiais e ensaios não destrutivos. Além disso, com a nova proposta, serão incluídas áreas de nanomateriais, materiais aplicados à engenharia aeroespacial, cerâmicas avançadas, polímeros e compósitos. Todos os segmentos listados, compõem ementas e conteúdo de disciplinas obrigatórias e/ou eletivas do curso de graduação em engenharia de materiais.  

Com a transferência de parte dos professores da área de materiais e fabricação do Departamento de Engenharia Mecânica para o INTM, uma consequência natural e apropriada foi o deslocamento do curso de Engenharia de Materiais, para o instituto, cujo corpo docente poderá integrar suas atividades de pesquisa, ensino e extensão, por meio da construção do conhecimento envolvendo teoria e prática, integrados a tecnologias de ponta presentes no INTM, e com forte atuação em atividades de iniciação científica e integração com o setor industrial. Adicionalmente, os próximos passos referem-se ao ingresso separado do vestibular de forma unificada do Conjunto de Engenharias CTG, favorecendo, dessa forma, a criação de uma identidade para o curso de Engenharia de Materiais, que deixaria de ser a opção de refúgio daqueles que não ingressaram nos cursos pretendidos. Dessa forma, os alunos interessados no campo pesquisariam e, potencialmente, se identificariam com o curso de graduação.  

Uma consequência futura natural seria também a criação do Departamento de Engenharia de Materiais com aqueles docentes que compõe e atuam no curso de graduação em Engenharia de Materiais. 

Sob o ponto de vista de pós-graduação, o INTM já conta com o Programa em Associação em Engenharia Aeroespacial da Rede Nordeste Aeroespacial, que vem oferecendo 10 vagas semestralmente na modalidade de mestrado em Engenharia Aeroespacial. Outras pós-graduações em que o INTM atua é a Engenharia Mecânica, Ciência dos Materiais e Química através do seu corpo docente que trás suas pesquisas desenvolvidas no âmbito dos programas supracitados para seu cerne.