- UFPE/
- Institucional/
- Campi / Centros Acadêmicos/
- Campus Recife/
- Centro de Tecnologia e Geociências (CTG)/
- Departamento de Engenharia Mecânica - DEMEC/
- Instituto Nacional de Tecnologia em União e Revestimento de Materiais (INTM)/
- Destaques/
- Presidente do Sinduscon-PE visita INTM para estabelecer novas parcerias entre indústrias da construção e UFPE
Destaques Destaques
Presidente do Sinduscon-PE visita INTM para estabelecer novas parcerias entre indústrias da construção e UFPE
Pesquisadores e o presidente discutiram estratégias para o desenvolvimento de novas tecnologias
Foto: Divulgação
Iniciativa também envolve outras instituições de ensino
O Instituto Nacional de Tecnologia em União e Revestimento de Materiais (INTM) recebeu a visita do presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado de Pernambuco (Sinduscon – PE), Érico Cavalcanti Furtado Filho. Os pesquisadores presentes no encontro e o presidente discutiram estratégias para o desenvolvimento de novas tecnologias para setor produtivo da construção civil pernambucana, em particular, tecnologias voltadas para o reaproveitamento de resíduos sólidos em materiais de construção de forma quimicamente segura. A visita aconteceu no dia 13 deste mês.
De acordo com a professora Nathalia Lima, do Departamento de Química Fundamental (DQF), que integra o INTM, estão sendo planejadas ações efetivas para o reaproveitamento de resíduos na região de desenvolvimento do Sertão do Moxotó. Essas ações vão se dar no âmbito do Lócus da Construção Civil, coordenado por ela. A iniciativa envolve uma equipe multidimensional de docentes, pesquisadores e discentes da UFPE, da Universidade de Pernambuco (UPE) e da Autarquia de Ensino Superior de Arcoverde (Aesa).
Os Lócus de Inovação de Pernambuco são redes de cooperação financiadas pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de Pernambuco (Secti). Essas redes atuam em temas considerados estratégicos para o estado e incluem universidades, órgãos governamentais, empresas e indústrias do setor produtivo. Os temas são metalmecânica, agronegócios, eletroeletrônicos, dentre outros.