Notícias da Iniciação Científica Notícias da Iniciação Científica

Propesq promove palestras sobre editais de iniciação científica e tecnológica na UFPE

Encontros acontecem nos dias 9, 16 e 24, das 14h às 16h, em três centros acadêmicos.

A Pró-Reitoria para Assuntos de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesq), por meio do Setor de Bolsas de Iniciação Científica, vai realizar, neste mês, um ciclo de palestras gratuitas para apresentação dos programas de iniciação científica e desenvolvimento tecnológico da UFPE. Os encontros ocorrem nos dias 9, 16 e 24 de abril, nos auditórios do Centro de Tecnologia e Geociências (CTG), Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA) e Centro de Biociências (CB), respectivamente, no campus Recife, das 14h às 16h. Não é necessária a realização de inscrição para participar.

A equipe da pró-reitoria vai apresentar as diferenças entre as modalidades de iniciação científica da universidade: o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic), o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação da UFPE (Pibiti) e o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica para o Ensino Médio (Pibic-EM), vinculados ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). O público-alvo são os estudantes que desejam adquirir experiência na área científica, docentes doutores recém-contratados ou docentes recém-doutores que estão se engajando na pesquisa científica ou tecnológica. Professores que têm título de mestrado também são bem-vindos, pois podem participar da iniciação científica para o ensino médio.

A equipe também deve reservar um momento para tirar dúvidas sobre o processo de seleção e o perfil esperado para concorrer às vagas. Os critérios de pontuação utilizados pela Propesq em consonância com o CNPq também vão ser apresentados. O público  vai receber orientações acerca do preenchimento do Formulário Síntese Lattes e do Currículo Lattes, sobre a documentação requerida e os pré-requisitos (para docentes e estudantes) necessários para a homologação da inscrição de projetos. Haverá um momento para explicação sobre elaboração do projeto de pesquisa e sobre o tempo de duração dos programas, além da quantidade de vagas ofertadas. Também vão ser colocados os erros mais comuns para a desqualificação da proposta ou do estudante.

Site da Iniciação Científica
pibic@ufpe.br | (81) 2126 7053/7052