Notícias da Iniciação Científica Notícias da Iniciação Científica

Propesq informa comunidade sobre programas e congresso de iniciação científica

Editais da UFPE estão sendo elaborado, bem como um novo formato para o congresso.

A Coordenação Geral de Iniciação Científica e Tecnológica da Pró-Reitoria para Assuntos de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesq) informa aos discentes e docentes interessados em ou vinculados aos programas institucionais de bolsas de iniciação científica e de iniciação em desenvolvimento científico e tecnológico da UFPE (Pibic, Pibiti e Pibic Ensino Médio) que o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), em consonância com o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), lançou um novo modelo de concessão de bolsas em que são definidas áreas prioritárias. A coordenação está analisando esse novo modelo e suas consequências diretas sobre os programas da UFPE bem como em seus editais.

A coordenação informa ainda que, até o momento, o CNPq não alterou o período de vigência dos programas, ou seja, as edições 2019-2020 dos Pibic, Pibiti e Pibic Ensino Médio devem continuar até julho deste ano. O setor recomenda que, caso não seja possível permanecer com a metodologia no cronograma já estabelecido, o docente solicite alteração do mesmo via processo criado no Sipac e enviado à Coordenação de Iniciação Científica - Propesq (11.17.09). Ao processo deve ser anexado ofício com ID do projeto, título e a justificativa de alteração da metodologia. Deve-se anexar também os dois projetos, o antigo e o novo. Além disso, é preciso informar também se será realizada alteração de título.

As edições 2019 do Congresso de Iniciação Científica Congresso de Iniciação Científica da UFPE (Conic), do Congresso de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação da UFPE (Coniti) e do Encontro de Iniciação Científica do Ensino Médio da UFPE (Enic), na sua forma de apresentação tradicional, continuam suspensas. Entretanto, para atender a critérios do CNPq e tendo em vista a limitação técnica e prioridade de apresentação de alguns trabalhos, a coordenação vai realizar a apresentação dos resultados das pesquisas em duas etapas. Com essa finalidade, está sendo estudada a forma de apresentação de um congresso virtual para parte dos alunos. A coordenação vai considerar, caso a caso, a situação de estudantes que estejam impossibilitados de apresentar os resultados das suas pesquisas pelo sistema de videoconferência.

A coordenação vai divulgar, em breve, mais informações sobre os novos editais e o novo formato do congresso no site da Propesq e nas redes sociais da pró-reitoria.

Setor de Bolsas de Iniciação Científica e Tecnológica
pibic.propesq@ufpe.br