Iniciação Científica

Sobre a iniciação científica Sobre a iniciação científica

A Iniciação Cientifica é uma modalidade de pesquisa em que os alunos da graduação e do ensino médio são iniciados na prática científica e estimulados a participar de projetos de pesquisa desenvolvidos na Universidade, sob a orientação de um professor, como bolsistas ou como voluntários - por meio do apoio, principalmente, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Através dela, o estudante tem a oportunidade de ampliar seus conhecimentos e de obter uma formação mais completa, preparando-se para a docência e para a pós-graduação. 

A produção gerada pela Iniciação Científica reafirma a vocação para a pesquisa da Universidade e garante que ela tenha continuidade no futuro. Por conta disso, a UFPE investe recursos nessa modalidade, concedendo bolsas, realizando congressos e estimulando a participação de professores e alunos em eventos científicos.

Confira abaixo as modalidades de iniciação científica coordenadas pelo Setor de Iniciação Científica da UFPE e seus respectivos congressos.

 

 

Funcionamento do setor de apoio à iniciação científica:

Horário de atendimento: 8h às 12h e 13h às 17h, de segunda a sexta-feira, exceto feriados.

Contato da Unidade: pibic.propesqi@ufpe.br e PIBIC CHAT

(whatsapp) 2126.7052 (https://wa.me/message/I2QUN3AOYZ2OH1)

 

Instagram Programa de Iniciação Científica da UFPE (@ic.ufpe) • Fotos e vídeos do Instagram

 

Programas e Eventos Programas e Eventos

Notícias da Iniciação Científica Notícias da Iniciação Científica

Voltar

Propesq publica edição 2018-2019 dos editais Pibiti e Pibic Ensino Médio

A inscrições começam amanhã (17) e terminam no dia 31.

O Setor de Bolsas de Iniciação Científica da UFPE, vinculado à Propesq, divulgou hoje (16) o edital do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica Para o Ensino Médio (Pibic Ensino Médio) e do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Pibiti) da UFPE. As inscrições começam amanhã (17), para ambos os editais, e terminam no dia 31 deste mês.

O Pibic Ensino Médio tem como objetivo fortalecer o processo de disseminação das informações e conhecimentos científicos e tecnológicos básicos, além de desenvolver atitudes, habilidades e valores necessários à educação científica e tecnológica dos estudantes. Estão aptos a paticipar deste programa estudantes do Colégio Militar do Recife (CMR) e do Colégio de Aplicação da UFPE (CAP). Já o Pibiti tem por objetivo estimular os jovens do ensino superior nas atividades, metodologias, conhecimentos e práticas próprias ao desenvolvimento tecnológico e processos de inovação.

A inscrição deve ser feita em duas etapas, digital e impressa, respectivamente. A primeira consiste no preenchimento de um formulário eletrônico de inscrição que está disponível a seguir: PIBIC ENSINO MÉDIO | PIBITI. É recomendável que o processo seja feito pelo orientador.

No final do preenchimento, será solicitado que o orientador acesse um link para o comprovante de inscrição, que também deve ser preenchido, exclusivamente, a partir da digitação (sem copiar e colar) do CPF do aluno previamente cadastrado no primeiro formulário de inscrição. Os orientadores também devem preencher e imprimir o Formulário Síntese do Lattes disponível a seguir: PIBIC ENSINO MÉDIO | PIBITI

A etapa impressa consiste na entrega presencial do comprovante de inscrição e do Formulário Síntese Lates impressos, além dos demais documentos descritos no edital. O arquivo do projeto também deverá ser entregue em um CD no formato PDF. A dicumentação impressa pode ser entregue até o dia 01 de junho.

O Setor de Bolsas de Iniciação Científica fica localizado no segundo andar da Reitoria, Campus Recife, na Propesq, sala 331, com funcionamento das 08h às 18h.


Mais informações

Setor de Bolsas de Iniciação Científica da Propesq
pibic@ufpe.br | 81 2126.7052

Data da última modificação: 17/05/2018, 19:27