Iniciação Científica

Sobre a iniciação científica Sobre a iniciação científica

A Iniciação Cientifica é uma modalidade de pesquisa em que os alunos da graduação e do ensino médio são iniciados na prática científica e estimulados a participar de projetos de pesquisa desenvolvidos na Universidade, sob a orientação de um professor, como bolsistas ou como voluntários - por meio do apoio, principalmente, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Através dela, o estudante tem a oportunidade de ampliar seus conhecimentos e de obter uma formação mais completa, preparando-se para a docência e para a pós-graduação. 

A produção gerada pela Iniciação Científica reafirma a vocação para a pesquisa da Universidade e garante que ela tenha continuidade no futuro. Por conta disso, a UFPE investe recursos nessa modalidade, concedendo bolsas, realizando congressos e estimulando a participação de professores e alunos em eventos científicos.

Confira abaixo as modalidades de iniciação científica coordenadas pelo Setor de Iniciação Científica da UFPE e seus respectivos congressos.

 

 

Funcionamento do setor de apoio à iniciação científica:

Horário de atendimento: 8h às 12h e 13h às 17h, de segunda a sexta-feira, exceto feriados.

Contato da Unidade: pibic.propesqi@ufpe.br e PIBIC CHAT

(whatsapp) 2126.7052 (https://wa.me/message/I2QUN3AOYZ2OH1)

 

Instagram Programa de Iniciação Científica da UFPE (@ic.ufpe) • Fotos e vídeos do Instagram

 

Programas e Eventos Programas e Eventos

Notícias da Iniciação Científica Notícias da Iniciação Científica

Voltar

Propesq prorroga inscrições para edital de iniciação em desenvolvimento tecnológico e inovação (Pibiti)

Prazo final para submissão de projetos é dia 14.

A Propesq prorrogou o prazo para inscrições na Edição 2019-2020 do Programa Institucional de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Pibiti) sexta-feira (14). A segunda etapa da inscrição consiste na entrega presencial da documentação à Propesq, prorrogada até o dia 17. O Pibiti visa contribuir para a formação e inserção dos estudantes em atividades relativas à pesquisa, ao desenvolvimento tecnológico e à inovação.  O programa também é uma iniciativa que estimula projetos que incentivam as capacidades de empreendedorismo e criação dos alunos e que busca o fortalecimento das políticas públicas da universidade com a sociedade. Os projetos terão vigência entre 1º de agosto de 2019 a 31 de julho de 2020.

O professor interessado em se candidatar deve pertencer ao quadro efetivo da universidade como docente contratado em regime de tempo integral e dedicação exclusiva, docente contratado em regime de 20 ou 40 horas ou como professor aposentado credenciado a um programa de pós-graduação stricto sensu da UFPE. Também deve ser pesquisador com título de doutor ou perfil equivalente. O aluno deve ser selecionado e indicado por um único professor e ser estudante regularmente matriculado em curso de graduação. Demais requisitos são indicados no edital. As propostas aprovadas são classificadas nas categorias bolsista ou voluntário, ambas com vigência de um ano. A bolsa tem o valor de R$ 400.

Mais informações
Página de Iniciação Científica

Setor de Bolsas de Iniciação Científica
pibicufpe@gmail.com | (81) 2126.7052

Data da última modificação: 07/06/2019, 16:58