Iniciação Científica

Sobre a iniciação científica Sobre a iniciação científica

A Iniciação Cientifica é uma modalidade de pesquisa em que os alunos da graduação e do ensino médio são iniciados na prática científica e estimulados a participar de projetos de pesquisa desenvolvidos na Universidade, sob a orientação de um professor, como bolsistas ou como voluntários - por meio do apoio, principalmente, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Através dela, o estudante tem a oportunidade de ampliar seus conhecimentos e de obter uma formação mais completa, preparando-se para a docência e para a pós-graduação. 

A produção gerada pela Iniciação Científica reafirma a vocação para a pesquisa da Universidade e garante que ela tenha continuidade no futuro. Por conta disso, a UFPE investe recursos nessa modalidade, concedendo bolsas, realizando congressos e estimulando a participação de professores e alunos em eventos científicos.

Confira abaixo as modalidades de iniciação científica coordenadas pelo Setor de Iniciação Científica da UFPE e seus respectivos congressos.

 

 

Funcionamento do setor de apoio à iniciação científica:

Horário de atendimento: 8h às 12h e 13h às 17h, de segunda a sexta-feira, exceto feriados.

Contato da Unidade: pibic.propesqi@ufpe.br e PIBIC CHAT

(whatsapp) 2126.7052 (https://wa.me/message/I2QUN3AOYZ2OH1)

 

Instagram Programa de Iniciação Científica da UFPE (@ic.ufpe) • Fotos e vídeos do Instagram

 

Programas e Eventos Programas e Eventos

Notícias da Iniciação Científica Notícias da Iniciação Científica

Voltar

Divulgado edital do Programa Institucional de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação da UFPE (Pibiti)

Inscrições começam amanhã (23) e se encerram no dia 07 de junho.

A Pró-Reitoria para Assuntos de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesq) tornou público o edital do Programa Institucional de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação da UFPE (PIBITI/UFPE/CNPq), edição 2019-2020. As inscrições começam amanhã (23) e se encerram no dia 07 de junho. As propostas aprovadas poderão ser classificadas nas categorias bolsista ou voluntário, ambas com vigência de um ano.  

As inscrições deverão ser realizadas via formulário eletrônico disponibilizado na Página do Pibiti exclusivamente pelo docente orientador do projeto. Cada aluno corresponde a uma inscrição. O orientador também deverá baixar e realizar o preenchimento do documento “Formulário de Pontuação Lattes”. A segunda etapa da inscrição consiste na entrega presencial da documentação na Propesq até 10 de junho. São requeridas duas vias do comprovante de inscrição gerado após o preenchimento do formulário eletrônico de inscrição, uma via do documento “Formulário de Pontuação Lattes” preenchido e uma cópia do Lattes do aluno. O Setor funciona no 2º andar da Reitoria, campus Recife, na Propesq, sala 331, das 8h às 12h e das 13h às 17h.

Todos os procedimentos requeridos para o encaminhamento das propostas estão descritos no item 5 do edital.

O Pibiti visa contribuir na formação e inserção dos estudantes em atividades relativas à pesquisa, ao desenvolvimento tecnológico e à inovação. O programa também é uma iniciativa que estimula a produção de projetos que incentivam as capacidades de empreendedorismo e criação dos alunos, buscando o fortalecimento das políticas públicas da universidade com a sociedade.

 

Mais informações
Setor de Bolsas de Iniciação Científica
(pibicufpe@gmail.com) | (81) 2126.7052

Data da última modificação: 22/05/2019, 18:35