Iniciação Científica

Sobre a iniciação científica Sobre a iniciação científica

A Iniciação Cientifica é uma modalidade de pesquisa em que os alunos da graduação e do ensino médio são iniciados na prática científica e estimulados a participar de projetos de pesquisa desenvolvidos na Universidade, sob a orientação de um professor, como bolsistas ou como voluntários - por meio do apoio, principalmente, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Através dela, o estudante tem a oportunidade de ampliar seus conhecimentos e de obter uma formação mais completa, preparando-se para a docência e para a pós-graduação. 

A produção gerada pela Iniciação Científica reafirma a vocação para a pesquisa da Universidade e garante que ela tenha continuidade no futuro. Por conta disso, a UFPE investe recursos nessa modalidade, concedendo bolsas, realizando congressos e estimulando a participação de professores e alunos em eventos científicos.

Confira abaixo as modalidades de iniciação científica coordenadas pelo Setor de Iniciação Científica da UFPE e seus respectivos congressos.

 

 

Funcionamento do setor de apoio à iniciação científica:

Horário de atendimento: 8h às 12h e 13h às 17h, de segunda a sexta-feira, exceto feriados.

Contato da Unidade: pibic.propesqi@ufpe.br e PIBIC CHAT

(whatsapp) 2126.7052 (https://wa.me/message/I2QUN3AOYZ2OH1)

 

Instagram Programa de Iniciação Científica da UFPE (@ic.ufpe) • Fotos e vídeos do Instagram

 

Programas e Eventos Programas e Eventos

Notícias da Iniciação Científica Notícias da Iniciação Científica

Voltar

Confira orientações para o reenvio de relatórios finais Pibic e resumos Conic 2018 não aprovados

Orientador deve se ater à situação do parecer descritivo de sua pesquisa.

O setor de Bolsas de Iniciação Científica da UFPE, vinculado à Pró-Reitoria para Assuntos de Pesquisa e Pós-graduação (Propesq) disponibilizou hoje (16) o resultado da avaliação dos Relatórios Finais e Resumos Expandidos submetidos para apresentação no 26º Congresso de Iniciação Científica (Conic), do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic). O resultado deve ser acessado através do Siga do orientador.

O orientador que teve seu relatório/resumo aprovado deve aguardar informações no site da Propesq quanto à apresentação no Conic/Sepec.

O orientador que teve seu relatório/resumo aprovado condicionalmente ou reprovado deve requisitar que o aluno vinculado à pesquisa realize as devidas alterações no relatório/resumo, de acordo com as solicitações do avaliador descritas no parecer de avaliação. Após serem feitas as alterações, o orientador deverá realizar a submissão do relatório/resumo via Siga, até o dia 25 deste mês, e imprimir as duas vias do comprovante de envio geradas pelo próprio Siga após a submissão. Os comprovantes devem ser entregues (com a assinatura do aluno e orientador) no Setor de Bolsas de Iniciação Científica da Propesq, no 2º andar da Reitoria, campus Recife, até o dia 29 deste mês. Orientadores lotados no CAA/CAV podem fazer o envio via malote até o dia 29.

Os relatórios/resumos que ainda não possuem um parecer estão sendo avaliados pelo comitê interno de cada área. Os orientadores terão um prazo diferente para realizar uma nova submissão, se necessário. Mais informações serão disponibilizadas no site da Propesq em breve.

A seguir, acesse o Manual do Usuário Pibic, que orienta sobre os processos de submissão no Siga.

 

Data da última modificação: 16/10/2018, 16:22