Iniciação Científica

Sobre a iniciação científica Sobre a iniciação científica

A Iniciação Cientifica é uma modalidade de pesquisa em que os alunos da graduação e do ensino médio são iniciados na prática científica e estimulados a participar de projetos de pesquisa desenvolvidos na Universidade, sob a orientação de um professor, como bolsistas ou como voluntários - por meio do apoio, principalmente, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Através dela, o estudante tem a oportunidade de ampliar seus conhecimentos e de obter uma formação mais completa, preparando-se para a docência e para a pós-graduação. 

A produção gerada pela Iniciação Científica reafirma a vocação para a pesquisa da Universidade e garante que ela tenha continuidade no futuro. Por conta disso, a UFPE investe recursos nessa modalidade, concedendo bolsas, realizando congressos e estimulando a participação de professores e alunos em eventos científicos.

Confira abaixo as modalidades de iniciação científica coordenadas pelo Setor de Iniciação Científica da UFPE e seus respectivos congressos.

 

 

Funcionamento do setor de apoio à iniciação científica:

Horário de atendimento: 8h às 12h e 13h às 17h, de segunda a sexta-feira, exceto feriados.

Contato da Unidade: pibic.propesqi@ufpe.br e PIBIC CHAT

(whatsapp) 2126.7052 (https://wa.me/message/I2QUN3AOYZ2OH1)

 

Instagram Programa de Iniciação Científica da UFPE (@ic.ufpe) • Fotos e vídeos do Instagram

 

Programas e Eventos Programas e Eventos

Notícias da Iniciação Científica Notícias da Iniciação Científica

Voltar

Confira o Segundo dia de apresentações na 1ª Sepec

Os estudantes Thamires Gabriele e Rogério Santos apresentaram trabalhos relacionados ao Aquecimento global e Redes de Computadores

Entre os dias 22 e 24 ocorre a 1ª Semana de Ensino, Pesquisa, extensão e Cultura (Sepec), no Centro Tecnológico de Geociências (CTG), com apresentações orais e credenciamento no primeiro andar e apresentações de pôsteres no térreo, próximo ao auditório Newton da Silva Maia. Hoje (23), no turno da tarde, iniciam as oficinas, rodas de diálogos e palestras.

ESTUDANTES APRESENTADORES

Thamires Gabriele, 23 anos, graduanda no curso de Licenciatura em Geografia da UFPE, com a pesquisa "Diagnóstico de intensidade das ilhas de calor em Recife" a estudante acredita que sua pesquisa terá visibilidade na área científica, como publicação em revistas. ‘’Meu projeto é um diagnóstico sobre a intensidade das ilhas de calor em Recife. Acredito que os dados que consegui com a pesquisa vão me ajudar numa possível publicação em revistas. Eles foram obtidos com o desenvolvimento da pesquisa no Pipic e no meu TCC. O evento este ano está ótimo, também como o do ano passado. Os professores e avaliadores são bem receptivos e me ajudaram muito com o meu projeto, principalmente com as dúvidas de química" relata Thamires.

Já Rogério Santos, 23 anos, graduando no curso de Engenharia da Computação da UFPE fala sobre seu projeto, intitulado "Sobre a transiente inicial da velocidade média dos nós no modelo Levy-Walk e em Traces humanos". A pesquisa tem como objetivo facilitar o estudo de pesquisadores da área de redes sem fio, mais conhecido como WIFI.‘’Meu projeto é sobre simulação em redes sem fio. Espero que os meus resultados possam contribuir com pesquisas que já existem nessa área. São vários os protocolos de rede sem fio que já vêm sendo estudados e o que eu fiz foi uma melhoria nos processos deles. Dessa forma, podemos descobrir se um protocolo é viável ou não por meio da simulação’’, conta Rogério Santos. 

Data da última modificação: 23/11/2017, 12:25