GRID - Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Design da Informação Jornalística

Destaques Destaques

Disciplina: Visualização de Dados na Pesquisa em Comunicação

Detalhes sobre a disciplina de Visualização de Dados na Pesquisa em Comunicação, do PPGCOM

Este semestre, ofertarei minha primeira disciplina no Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM/UFPE). “Visualização de Dados na Pesquisa em Comunicação” será ofertada todas às quintas-feiras, das 8h às 12h. Será uma disciplina eletiva para alunos de mestrado e doutorado do programa, com carga horária de 60 horas.

Mais detalhes na ementa abaixo:

PGC-908 Tópicos Avançados/VISUALIZAÇÃO DE DADOS NA PESQUISA EM COMUNICAÇÃO Turma: RE
Dia/hora: quintas-feiras das 8:00hs às 12:00hs
ELETIVA PARA MESTRADO E DOUTORADO
Prof. Rodrigo do Espírito Santo da Cunha
Carga horária: 60 h
Créditos: 04
Ementa: Técnica de coleta de dados para visualização; análise de estatísticas e mineração de dados no processo de pesquisa; representações visuais de dados; princípios visuais de design da informação: camadas e separação, paralelismo, cores e narrativas de espaço-tempo; elementos de interação: movimento, escolhas e controle de visibilidade. Discussão sobre metáforas visuais, suas características e aplicações na pesquisa em Comunicação.

Bibliografia:
BERTIN, Jacques. Semiology of Graphics. Redlands, CA: Esri Press, 2010.
CAIRO, Alberto. The Functional Art: an introduction to information graphics and visualization. San Francisco: New Riders, 2013.
CAIRO, Alberto. The Truthful Art: data, charts, and maps for communication. San Francisco: New Riders, 2016.
CLEVELAND, William S. The Elements of Graphing Data. Monterey, CA: Wadsworth Advanced and Software, 1985.
ERICKSON, B. H.; NOSANCHUK, T. A. Understanding Data. Toronto: University of Toronto Press, 1992.
FEW, Stephen. Information Dashboard Design. Sebastopol: O’Reilly, 2006.
GELMAN, Andrew; NOLAN, Deborah. Teaching Statistics: a bag of tricks. Oxford: Oxford University Press, 2002.
HARRIS, Robert L. Information Graphics: a comprehensive illustrated reference. Atlanta, Georgia: Management Graphics, 1996.
ILIINSKY, Noah; STEELE, Julie. Designing Data Visualizations. Sebastopol: O’Reilly, 2011.
MEIRELLES, Isabel. Design for Information. Beverly, MA: Rockport, 2013.
REINHART, Alex. Statistics Done Wrong: the woefully complete guide. San Francisco: No Starch Press, 2015.
TUFTE, Edward R. The Visual Display of Quantitative Information. 2 Ed. Cheschire: Graphics Press, 2001.
WHEELAN, Charles. Naked Statistics: stripping the dread from the data. New York: W. W. Norton & Company, 2014.

Data da última modificação: 13/11/2017, 09:19

Contatos Contatos